Bairro de Salvador celebra São Pedro com "viúvas" e samba

Tradição começou com grupo de amigos e baldes como instrumentos

Publicado em 28/06/2024 - 11:22 Por Josy Braga - repórter da Rádio Educadora da Bahia para a Rádio Nacional - Salvador

A festa de São Pedro, em 29 de junho, é uma tradição do calendário católico em todo o país. Mas, em Salvador, ganha significados mais que especiais. Além das celebrações litúrgicas que acontecem na igreja matriz da cidade, há mais de três décadas o bairro de Sete de Abril, na periferia da capital baiana, realiza a festa das Viúvas de São Pedro.

Organizada pela Associação dos Moradores da Estrada Velha do Aeroporto (Socioeva), a festa já é uma tradição da comunidade, que passa de geração a geração. Segundo Ailton Sanches, presidente da associação do bairro, a festa começou de uma brincadeira, e hoje faz parte do calendário local.

“Essa reunião aconteceu lá atrás, na década de 90, né? Alguns músicos da região se reuniram, vestidos de mulheres. E aí faziam aquela algazarra bem bacana, saíam pelo bairro fantasiados, cantando música das antigas, entrando e saindo nas ruas, com batucadas. Começa bastante rústico, com balde, com panela, com alguns instrumentos de percussão. Agora temos uma banda que é chamada Banda Raiz, que faz esse percurso. Essa viúva, a cada ano, ela toma uma proporção gigante. No ano passado teve mais de 20 mil pessoas”.

Uma alvorada de fogos dá início ao cortejo, que percorre as principais ruas e encerra no final de linha do bairro.

“A festa foi feita na década de 90 por pessoas que hoje em dia já são idosos, e a gente faz questão de manter a tradição. A gente faz paradas pontuais nas casas das pessoas que faleceram”.

Edivanei Sanches, irmão de Ailton, é um dos fundadores da festa e também participa do Grupo Samba Raiz, que há anos embala o cortejo das viúvas por todo o bairro. Ele relembra como tudo começou.

A diretora financeira da Socioeva e uma das principais organizadoras da festa destaca que, além da alegria que o evento proporciona à comunidade, ele também é uma importante fonte de renda para os moradores locais.

“Tem pessoas que no dia das festas vendem R$ 5 mil de cerveja. E o mais importante de tudo é uma festa que não tem briga. Até o que se perde, se devolve e entrega no palco. E é uma festa que todo mundo participa. Quando a gente passa nas casas, o pessoal está esperando a gente, o cortejo, com alguma coisa para a gente, uma bebida, um suco. É mágico”.

Edição: Rádio Educadora da Bahia/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

Lula participa de entrega de apartamentos do programa Morar Carioca

Segundo Eduardo Paes, prefeito da cidade, as pessoas beneficiadas com esse programa foram vítimas de uma enchente em 1960; e levadas, provisoriamente, para um lugar chamado Vagão.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Pantanal: FAB lança 12 mil litros de água por voo em combate a fogo

Segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, neste ano, a situação foi agravada pelos efeitos da mudança do clima causada por ações humanas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Entrevista: Viva Maria destaca "Capacita Cop 30" do Sesc Pará

A apresentadora do programa Viva Maria, Mara Régia, entrevistou diretora regional do Sesc Pará, Heloíva Tavora para falar sobre a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Baixar arquivo
Geral

Bandeira amarela: conta de luz ficará mais cara em julho

Após 26 meses de condições favoráveis de geração de energia no país, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), informou que, em julho, a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts horas consumidos.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

App Clique Cidadania atende migrantes e refugiados do RS

Na ferramenta digital, disponível para Android e iOS, é possível obter informações sobre como acessar programas emergenciais, benefícios e serviços sociais, localizar abrigos, entre outros.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet: julho terá temperaturas elevadas e chuvas no Norte e litoral

A chuva será próxima e abaixo da média em grande parte no Sul da Região Norte, no interior da Região Nordeste, no Centro-Oeste, no Sudeste e no Oeste da Região Sul.
 

Baixar arquivo