Justiça determina medidas de preservação em sítio arqueológico na BA

Publicado em 18/06/2024 - 14:09 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

A Justiça Federal baiana determinou que o governo federal, Iphan e a cidade de Morro do Chapéu, localizada na Bahia, adotem medidas urgentes na preservação dos sítios arqueológicos de Paxola e Pedra do Lorde, que abrigam em suas pedras, pinturas e inscrições rupestres, além de flora e fauna nativas.

Entre as ações, estão o cercamento de toda a área dos sítios arqueológicos e do entorno natural, a instalação de placas de sinalização indicando a lei de proteção e as penalidades e a proibição de ação humana incluindo o descarte de resíduos sólidos, a extração de minérios, a pichação e a edificação de residências.

A decisão, que atende a uma ação civil do Ministério Público, prevê o cumprimento de medidas de restauração, manutenção e preservação dos sítios arqueológicos até o próximo dia 7 de julho, sob pena de definição de multa diária.

Foi solicitado também o cumprimento da conclusão dos estudos que delimitam as áreas do Paxola e Pedra do Lorde.

De acordo com o procurador Gabriel Dalla Favera de Oliveira, que usou como argumento um relatório técnico do próprio Iphan, realizado em 2012, as duas estações arqueológicas vêm sofrendo prejuízos irreversíveis causados por vandalismo, pichações, acúmulo de lixo e crescimento urbanístico na área próxima.

Em nota, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional informa que já está analisando as medidas a serem tomadas após decisão liminar da ação civil pública.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Meio Ambiente

Brasil tem períodos de seca mais prolongados, diz Inpe

Pesquisa mostra que entre 1961 a 1990, o número de dias consecutivos secos era de 80 a 85 dias. Na década mais recente, o número subiu para cerca de 100 dias. 

Baixar arquivo
Geral

Casal é preso por dopar macacos no Jardim Botânico do Rio

O casal foi abordado e detido pelos agentes dentro do parque e conduzido à delegacia. Os dois vão responder por crimes contra o meio ambiente.

Baixar arquivo
Esportes

Alison dos Santos chega em 3º nos 400m com barreiras, na Suíça

Alison dos Santos supera lesão e fica em 3º lugar na prova dos 400 metros com barreiras em Bellizona, na Suíça. Já os tenistas Thiago Monteiro, Filipe Meligeni, Rafael Matos e Marcelo Melo participam da Copa Davis, em Bolonha, na Itália. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

São Paulo teve o ar mais poluído do mundo nessa segunda-feira (9)

Os dados são do site suíço IQAir, especializado em tecnologia da qualidade do ar, e que organiza um ranking com as principais cidades do mundo. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, a névoa seca que cobre a cidade é composta principalmente por fuligem, resultante das queimadas, poeira e poluição. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo: árvores morrem em até 10 anos após queimadas

O experimento revela os efeitos de longo prazo das queimadas, que em 2024 já atingiram o maior número dos últimos 14 anos no Brasil.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estiagem severa ameaça vida de botos no Lago Tefé, no Amazonas

O nível do lago está a apenas 1 metro de atingir o mínimo do ano passado. A situação atual já está dificultando o monitoramento da saúde dos animais.

Baixar arquivo