Pra você, Ilza: Hermeto Pascoal lança álbum dedicado à esposa

Publicado em 11/06/2024 - 21:33 Por Joana Côrtes - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Com mais de 70 anos de carreira, o multinstrumentista Hermeto Pascoal continua trabalhando e criando a todo vapor. Hermeto lança neste mês, em que faz 88 anos, um disco de músicas inéditas chamado "Pra você, Ilza”. O álbum é dedicado a memória da sua esposa Ilza da Silva, com quem viveu por quase 50 anos e teve seis filhos.

Hermeto é reconhecido no mundo inteiro como um dos grandes gênios vivos da música brasileira. Já foi gravado por Miles Davis e recém-condecorado com um título honores causa pela prestigiada escola superior de música Juilliard, de Nova York.

Desde criança, o compositor manifestava interesse em barulhos “inusitados” e da natureza. Aos dez anos, ele aprendeu sozinho a tocar acordeon, flauta e pandeiro. Aos 15 anos, caiu na estrada com o irmão para morar no Recife e viver de música. De lá pra cá, tudo vira canção nas mãos do bruxo dos sons: o apito de uma chaleira, partes do próprio corpo, o barulho da chuva.

Gravado em fevereiro deste ano, o novo álbum surge 24 anos após a partida de Ilza. No repertório, Hermeto escolheu 13 músicas de um total de 198 partituras, em um caderno dedicado ao amor da vida dele.

Todos os arranjos do álbum foram criados no estúdio de gravação, em meio à natureza da região serrana do Rio de Janeiro. Intuição e criatividade permanecem sendo a marca de Hermeto neste que é seu 25º álbum. Para todas as faixas, o compositor criou uma partitura bruta, indicando cada nota e ritmo a ser executada pelos músicos.

Quem quiser conhecer mais da genialidade do músico alagoano pode conferir uma exposição no Sesc Bom Retiro, na região central da capital paulista, que apresenta a obra de Hermeto além do âmbito musical.

A mostra, composta principalmente por produção das últimas duas décadas do artista, estabelece conexões entre objetos, desenhos e pinturas que funcionam como instrumentos e partituras sonoras.

Edição: Roberta Lopes / Liliane Farias

Últimas notícias
Segurança

Polícia Federal prende 36 candidatos com mandados em aberto

Entre os crimes cometidos estavam tráfico de drogas, corrupção, porte ilegal de arma de fogo, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e crimes sexuais.

Baixar arquivo
Justiça

X tem cinco dias para comprovar indicação de representante legal

Prazo foi dado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, que também quer saber quantos dias a rede operou no Brasil por meio de um truque tecnológico que burlava o bloqueio determinado por ele.

 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Dia da Árvore: MST começa a plantar 2 mil hectares no Vale do Rio Doce

O objetivo é promover a restauração florestal dos assentamentos da região, atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão em 2015, considerada uma das principais tragédias ambientais do país.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com BRT deixa 64 feridos no Rio de Janeiro

Motorista do ônibus teve mal súbito e bateu em estrutura de concreto do Viaduto do Gasômetro. Ele foi hospitalizado em estado grave, mas se encontra estável.

Baixar arquivo
Justiça

Após suspensão de 20 dias, X reestabelece representante legal no país

A medida cumpre determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes, que deu prazo de 24 horas para que a rede social comprovasse que tem representante no país - requisito para empresas operarem em território nacional.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo aumenta multas contra incêndio ilegal e proíbe fogo controlado

Segundo decreto, o início de queimadas em florestas ou outras vegetações nativas agora vai gerar R$ 10 mil de multa por hectare ou fração. Penalidades podem chegar a R$ 50 milhões.

Baixar arquivo