![Bumba Meu Boi Bumba Meu Boi](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
São Luís escolheu espalhar os arraiás pela cidade em mais uma temporada junina. Os festejos aos santos estão com programação intensa em dezenas de locais por toda ilha, com quadrilhas e shows de artistas maranhenses e nacionais. Mas são as centenas de grupos de dança portuguesas, dos cacuriás, Lelês, tambor de crioula e grupos de Bumba Meu Boi que dão identidade e fazem o ritmo do São João no Maranhão.
Um dos principais festejos, será o arraial do Ipen, que abre oficialmente sua programação diária nesta sexta-feira(14) e se estende até o dia 14 de julho. Quinhentas atrações artísticas e culturais estão previstas nos vários espaços da festa. A mistura de ritmos também vai marcar o Arraial Bumba Meu João, que está montado na área externa do estádio Castelão. Os shows vão até o dia 21 de junho.
Já a prefeitura de São Luís continua oferecendo programação fixa na Praça Maria Aragão, no centro histórico da capital. Além do palco principal com manifestações típicas do folclore maranhense e shows, também é possível aproveitar os grupos de forró pé de serra, e o Espaço Reggae, já que a cidade é conhecida como a Jamaica Brasileira. Mas a capital também está investindo no São João itinerante. Neste fim de semana, as festas chegam ao Bairro de Fátima, Vila Maranhão e Pedrinhas.
Lembrando que em praticamente todos os arraiás é possível saborear pratos típicos maranhenses como arroz de cuxá e torta de camarão, além das delícias do período junino, como a canjica e o mingau de milho.
Nas redes oficiais dos grupos de Bumba Meu Boi, das prefeituras e do governo do estado é possível saber a programação dos arraiás para este mês de junho. E para quem não pode aproveitar a festa pessoalmente, no youtube da Prefeitura de São Luís é possível acompanhar os shows do palco principal.
*Com sonoplastia de Jailton Sodré.
![Jose Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 30/01/2025 - Em entrevista coletiva, concedida na manhã desta quinta-feira (30), Lula cobrou seriedade dos países que assumiram esse compromisso e lembrou do papel importante que a população local da Amazônia terá para a manutenção da floresta em pé.
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil O movimento Ocupa Dops promove um ato público em frente ao antigo prédio do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) no Rio, para marcar o Dia Internacional de Combate à Tortura (Tânia Rêgo/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 29/01/2025 – Chegada de chuvas faz Defesa Civil enviar alerta extremo na cidade pela primeira vez. Motoristas dirigem sob chuva na Linha Amarela. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Belém (PA) 13/12/2024 - Show da cantora de música indígena Dijuena Tikuna no Festival Psica 2024, na Cidade Velha. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Carteira de trabalho digital.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arquivo/MDS Referentes ao período de 2006 a 2015, os dados tornam o Brasil o sétimo da América do Sul no quesito taxa de gravidez adolescente](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)