Apuração do Festival de Parintins começa às 15h

Publicado em 01/07/2024 - 13:44 Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - São Luís

Depois de três dias de apresentações dos bois-bumbá Garantido e Caprichoso, o público vai conhecer hoje quem é o grande vencedor do Festival de Parintins 2024.

A apuração das notas começa às 15h, horário de Brasília, onde serão divulgadas as notas dos 10 jurados, que analisaram 21 itens durante as apresentações ocorridas entre sexta-feira e esse domingo (30).

O vencedor é aquele que acumular o maior número de pontos na soma dos blocos durante as três noites de apresentações.

O "Bloco A" tem quesitos comuns e musicais; o "Bloco B", elementos relacionados à cenografia e coreografia; e o "Bloco C" considera a parte artística da apresentação. Das três notas dadas a cada item, a menor é descartada.

Entre os 21 itens julgados estão desde a atuação de integrantes, como o Apresentador, o Levantador de Toadas e a Vaqueirada; personagens do Bumba Boi de Parintins, como a Sinhazinha da Fazenda, a Porta Estandarte e a Cunhã Poranga; e o cumprimento de elementos da apresentação como o Ritual Indígena, as Coreografias e as Alegorias que ajudam a contar o tema escolhido por cada boi.

O público, inclusive, é responsável pela nota de um dos itens, chamado Galera, onde a torcida é julgada durante a apresentação.

Em 57 anos, são 32 vitórias para o Garantido e 24 para o Caprichoso. No ano 2000 aconteceu o único empate entre os bois rivais.

O tema do Caprichoso deste ano foi "Cultura - O Triunfo do Povo". Já o Garantido veio com o tema “Segredos do Coração”. Se considerarmos que em cada noite é abordado uma parte do tema escolhido pelos grupos, são seis espetáculos inéditos, onde cada Bumbá tem até 2h30 para se apresentar e evoluir no bumbódromo.

E durante esta edição do Festival, o governo estadual anunciou que será construído um novo Bumbódromo para as apresentações do Festival de Parintins. A obra deve ser licitada em 2025, com início da construção em 2026, devendo durar inicialmente, 2 anos. Além de maior infraestrutura, o novo espaço vai ampliar a presença do número de torcedores.

O atual Bumbódromo, inaugurado em 1988, tem capacidade para pouco mais de 16 mil pessoas; a nova estrutura vai comportar até 26 mil.

Parintins tem pouco mais de 95 mil habitantes e recebeu, este ano, um público de mais de 100 mil visitantes.

Edição: Nádia Faggiani/Sumaia Villela

Últimas notícias
Política

Governadores discutem com Pacheco renegociação das dívidas com a União

Pacheco negocia com o governo federal projeto para facilitar o pagamento das dívidas estaduais, que chegam a R$ 740 bilhões. O Senado começou a discutir ainda proposta de emenda à Constituição que flexibiliza o pagamento de dívidas pelos municípios, que também enfrentam problemas financeiros.

Baixar arquivo
Economia

Haddad afirma estar otimista com regulamentação da reforma tributária

O ministro da fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (2) que está otimista com a aprovação da regulamentação da reforma tributária. A expectativa é de que o Congresso vote a proposta antes do recesso parlamentar de 18 de julho.

Baixar arquivo
Política

Governo entrega 448 casas do Minha Casa, Minha Vida no Recife

Presidente Lula também assinou contrato do Programa Periferia Viva que, segundo o governo federal, vai beneficiar 2,6 mil famílias de Caruaru, com a regularização fundiária e a melhorias das habitações. Nísia Trindade anunciou, ainda, inclusão de duas maternidades no Novo PAC. 

Baixar arquivo
Geral

Distribuidoras de energia lançam campanha de prevenção de acidentes

Objetivo é chamar a atenção para cuidados e comportamentos seguros, que podem ajudar na prevenção de acidentes no manuseio de correntes de eletricidade. O presidente da Abradee, Marcos Madureira, lembra os perigos das pipas e dos balões. 

Baixar arquivo
Esportes

Arthur Elias convoca seleção feminina para Jogos Olímpicos de Paris

Marta está entre as convocadas. E mais: Brasil X Colômbia: empate garante seleção brasileira na próxima fase da Copa América. 

Baixar arquivo
Internacional

Na Índia, 117 pessoas morrem em tumulto na saída de evento religioso

Mais de 100 vítimas eram mulheres. E mais: exército israelense ordena evacuação de Hospital Europeu de Gaza; Jamaica se prepara para chegada de Furação Beryl; candidatos retiram candidatura na França, para tentar evitar vitória da extrema-direita.  

Baixar arquivo