Força Nacional atuará em Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Publicado em 15/07/2024 - 20:45 Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou, nesta segunda-feira, o uso da Força Nacional em duas cidades de Roraima. A tropa vai atuar na capital, Boa Vista, e em Pacaraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela.

Segundo a portaria do ministério, os agentes vão dar apoio à Segurança Pública do Estado na preservação da ordem pública e da integridade das pessoas e do patrimônio. Isso, por 90 dias a partir desta segunda (15). Autorizações como essa têm sido renovadas desde 2018, quando milhares de pessoas passaram a cruzar a fronteira entre os dois países fugindo da crise política e econômica na Venezuela.

Uma outra portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública autoriza também o emprego da Força Nacional na região da Terra indígena Cacique Doble por 90 dias. Neste caso, os agentes vão dar apoio à Funai com o mesmo objetivo de Roraima: preservar ordem pública e da integridade das pessoas e do patrimônio. Isso porque grupos indígenas rivais brigam de forma violenta pelo controle da área no noroeste gaúcho, perto de Santa Catarina.

Entre os crimes relatados estão: tentativas de homicídio, lesões corporais, danos, porte ilegal de arma de fogo, ameaças e indícios de formação de milícias privadas. A onda mais recente de conflitos na reserva foi em agosto de 2022, quando quatro indígenas foram assassinados e três líderes locais foram presos.

A Força Nacional ainda vai atuar na Terra Indígena Passo Grande do Rio Forquilha, localizada entre Sananduva e Cacique Doble.

E uma terceira portaria determina ainda o trabalho dos agentes na reserva Guarita, que abrange parte das cidades de Tenente Portela, Redentora e Miraguaí, e na reserva Nonoai, no município de Planalto, no norte gaúcho. 

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Paris 2024: confira as disputas dos brasileiros neste sábado

O judô brasileiro volta a disputar mais uma medalha neste sábado. Desta vez vai tentar o bronze por equipes contra a Itália, que perdeu a semifinal para a França.

Baixar arquivo
Geral

Marco Zero é o novo ponto turístico de Brasília

O primeiro ponto no solo que serviu de partida para tornar real o projeto do arquiteto Lúcio Costa para a capital federal foi encontrado, recentemente, por operários durante a restauração do pavimento do Buraco do Tatu. 

Baixar arquivo
Esportes

Esporte: Rádio Nacional transmite São Paulo x Flamengo

No domingo, a Rádio Nacional transmite Fluminense x Bahia, às 16h, partida válida pelo Campeonato Brasileiro. 

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde vai monitorar efeitos das emergências climáticas

Ocorrências relacionadas à mudança do clima, como ondas de calor, enchentes, secas, queimadas e escassez de água passaram a ser monitoradas pela Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Agosto Dourado: aleitamento materno pode reduzir câncer de mama

No Brasil, pouco mais da metade das crianças são amamentadas no primeiro ano de vida. Já entre os menores de 6 meses, o índice de amamentação exclusiva é de 45%.

Baixar arquivo
Educação

Ampliação do programa Pé-de-Meia beneficiará 1,2 milhão de estudantes

A medida vai beneficiar estudantes do ensino médio público e da Educação de Jovens e Adultos com famílias inscritas no CadÚnico e tenha renda per capita de até meio salário-mínimo. 

Baixar arquivo