Morre J. Borges, que talhou o Brasil extraordinário na xilogravura

Pernambucano rompeu bolha da arte erudita com força da cultura popular

Publicado em 26/07/2024 - 15:04 Por Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional - São Luís

O xilogravurista, poeta e cordelista J. Borges faleceu, na manhã desta sexta-feira (26), na cidade de Bezerros, interior de Pernambuco. Ele tinha 88 anos e deixa um grande legado artístico no país, especialmente pelo seu trabalho de gravura.

Nas redes sociais, o presidente Lula homenageou o artista, lembrando quando presentou o Papa Francisco com uma de suas obras. Lula ressaltou que que J. Borges era "autodidata, começou a trabalhar muito cedo no agreste pernambucano".

José Franciso Borges nasceu em 1935, em Bezerros, onde vivia. Aos oito anos de idade, já trabalhava na lavoura, e só frequentou a escola por dez meses, aos 12 anos. Chegou a trabalhar na construção civil, em usinas de açúcar, olarias e na produção de móveis de madeira.

Mas, no mundo da arte, começou vendendo e produzindo literatura de cordel. O primeiro folheto foi publicado em 1964. Foi daí que vieram suas primeiras xilogravuras, que fizeram com que ele ganhasse vários admiradores, entre eles, o escritor Ariano Suassuna.

A arte de J. Borges ilustrou livros de autores como José Saramago e Eduardo Galeano, além de ganhar exposições pelo Brasil, na França, Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Itália, Venezuela e Cuba.

A última delas, em cartaz no Museu do Pontal, Rio de Janeiro, é a maior exposição panorâmica do mestre. São mais de 200 peças que abrangem as seis décadas de trabalho.

Em Bezerros, cidade com 60 mil habitantes, funciona o Memorial do artista, uma mistura de ateliê, galeria e loja, visitado diariamente por turistas e estudantes.

Seu trabalho foi reconhecido como Patrimônio Vivo Imaterial de Pernambuco e recebeu a Ordem do Mérito Cultural do Brasil. O Ministério da Cultura ressaltou o legado do gravurista, e artistas, como o cantor Chico César deram "adeus" ao mestre J. Borges. O Naútico, time de futebol, também lamentou a perda de seu ilustre torcedor.

O velório de J. Borges acontece nesta sexta-feira, no Centro e Artesanato de Pernambuco, em Bezerros. O artista será sepultado às 15h do sábado, no Cemitério Parque Eucaliptos, também em Bezerros.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo
Internacional

Brasil contesta Venezuela e segue com custódia de embaixada argentina

Após o governo da Venezuela cancelar a autorização para a embaixada da Argentina, em Caracas, ter a custódia do Brasil, o Itamaraty informou que isso não pode ser feito de forma unilateral.

Baixar arquivo
Política

Esther Dweck assume interinamente o Ministério dos Direitos Humanos

A Ministra Esther Dweck, que está a frente da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, vai assumir interinamente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela foi nomeada pelo Presidente Lula após a demissão de Silvio Almeida do cargo.

Baixar arquivo