Museu das Amazônias, no Pará, ganha pedra fundamental

Publicado em 08/07/2024 - 18:56 Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - São Luís

Nesta segunda-feira (8), aconteceu o lançamento da pedra fundamental do Museu das Amazônias em Belém do Pará. A previsão é que o espaço seja entregue em outubro do ano que vem e que esteja aberto ao público para a COP-30, 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que será sediada na capital paraense, em novembro de 2025.

O Museu das Amazônias fará parte do complexo Porto do Futuro II, um projeto de restauração de vários galpões da região portuária de Belém, construídos no século passado e que totalizam, aproximadamente, 50 mil metros quadrados. 

O projeto será dividido em quatro eixos: Amazônia Milenar, Secular, Degradada e Amazônias Possíveis, interligando história, ancestralidade, sem deixar de lado o olhar para os desafios e futuro da floresta, além de espaços para capacitação e pesquisa. 

A abordagem se estende pelos povos que vivem no Brasil e em outros sete países da América do Sul, por onde o bioma amazônico está presente.  

O Museu também reserva um espaço para temas, como: o saber dos povos indígenas; a chegada de seringueiros e outros grupos migratórios; a presença de quilombolas, pescadores, ribeirinhos e a população ligada ao extrativismo. O enfrentamento ao desmatamento, à destruição dos recursos da floresta; e as maneiras de evitar que se chegue ao ponto do não-retorno ganharão espaço permanente na pauta do museu.

A criação do Museu terá participação da comunidade acadêmica e científica da Pan-Amazônia. O Museu Paraense Emílio Goeldi irá coordenar um cronograma de escutas para que a sociedade civil também colabore com sugestões para o novo equipamento de cultura. 

Edição: Samia Mendes / Fran de Paula

Últimas notícias
Saúde

Pacientes com câncer podem congelar óvulos pelo SUS

A médica Milka Donadío, responsável pelo Laboratório de Reprodução Humana Assistida do Hospital da Mulher, em São Paulo, explica que o procedimento é agilizado e dura menos de 20 dias, para que não atrasar o início do tratamento de quimioterapia. E ressalta que é preciso levar em conta a condição de cada paciente, como por exemplo, a idade.

Baixar arquivo
Internacional

Em reviravolta, esquerda consegue ficar em primeiro na França

O resultado foi fruto de uma estratégia dos campos mais progressistas: candidatos abriram mão da disputa para concentrar votos. Pela internet, o presidente Lula se disse feliz com a demonstração de grandeza e maturidade das forças políticas da França, que se uniram contra o extremismo nas eleições legislativas. 

Baixar arquivo
Geral

Encontrada última peça de material radioativo furtado em São Paulo

Segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear, a chamada coluna de Germânio-68 estava intacta, sem rompimentos e não se dispersou, nem contaminou o ambiente.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Favelas lançam F20, fórum de participação das comunidades no G20

O objetivo do F20 é ampliar a base de participação e de decisão dos movimentos de favelas nos processos da Cúpula. Além de dar protagonismo e fortalecer pautas para superar situações de pobreza, violência, impactos ambientais e falta de infraestrutura.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisa na UFF desenvolve IA capaz de detectar notícias falsas

Ferramenta de inteligência artificial é capaz de diferenciar fatos de notícias falsas, a partir da análise de palavras e estruturas textuais, com uma precisão de 94%.

Baixar arquivo
Cultura

Museu das Amazônias, no Pará, ganha pedra fundamental

O projeto será dividido em quatro eixos: Amazônia Milenar, Secular, Degradada e Amazônias Possíveis. A previsão é que o espaço seja entregue em outubro do ano que vem e que esteja aberto ao público para a COP-30, que será sediada na capital paraense, em novembro de 2025.

Baixar arquivo