O espetáculo “Ópera Serra da Capivara” começa nesta quinta

O evento será num dos Sítios arqueológicos mais importantes do mundo

Publicado em 25/07/2024 - 17:43 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luiz - MA

Um dos Sítios arqueológicos mais importantes do mundo, localizado sertão do Piauí, ganha mais uma edição da “Ópera Serra da Capivara”. O espetáculo a céu aberto acontece começa nesta quinta-feira e vai até o próximo sábado, no Anfiteatro da Pedra Furada no Parque Nacional da Serra da Capivara.

A encenação, que muda ano a ano, vai utilizar projeções gráficas, holografia e diversos elementos visuais tecnológicos para contar uma história que une o feminismo, amizade e meio ambiente através do ato Onça Rainha: uma Jornada de Rugidos e Silêncios.

Na história, a  destemida filha da 'Onça Rainha', que é a guardiã das terras e defensora dos seres que a habitam, tem seu caminho cruzado pela filha de um caçador de maneira inesperada. De mundos supostamente antagônicos, as duas se unem, pelo desejo de preservar a essência selvagem da Caatinga. O elenco conta com orquestra armorial e grupos de bailarinos da Escola de Dança Estadual do Piauí, de São Raimundo Nonato, São Paulo e Curitiba.

Além do espetáculo “Onça Rainha”, cada noite vai contar com um show. Este ano se apresentam a cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá, a cantora e compositora baiana Xênia França e o pernambucano Almério.

Durante a abertura do “Ópera na Cidade”,  um evento prévio que acontece no município piauiense de  São Raimundo Nonato, distante 30 km do Parque, a idealizadora do Festival, Sádia Castro falou sobre a missão do evento.

"Nós estamos muito felizes com o resultado desse festival, no movimento que esse festival tem feito na nossa economia, na nossa cidade,no nosso território. A arte, a cultura, ela faz as pessoas, ela torna as pessoas melhores, e pessoas melhoradas lutam, brigam, se esforçam, por um mundo melhor."

      O Parque Nacional da Serra da Capivara, que detém o título Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1991, apresenta a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas, contando com mais de mil sítios cadastrados. Desses, mais de seiscentos têm pinturas rupestres e cerca de 170 são abertos à visitação. Um documento histórico dos povos que viveram naquela região há quase 100 mil anos. 

Edição: Sayonara Moreno / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Brasil tenta subir na tabela enfrentando o Equador nesta sexta-feira

A Rádio Nacional transmite nesta sexta-feira, a partir das 21h45, Brasil e Equador, direto do estádio Couto Pereira, em Curitiba. Em duelo válido pelas sétima rodada das eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo de 2026.

Baixar arquivo
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo