![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 04/07/2024 –A Ministra da Cultura, Margareth Menezes durante o evento Encontro Funarte Rede das Artes: da Retomada à Política Nacional das Artes no Teatro Dulcina, no centro do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Cento e oitenta e um projetos culturais contemplados pelo programa Rede das Artes vão passar por mais de 350 cidades de todo o país. Os resultados do programa de fomento nacional, lançado no ano passado e que é parte da Política Nacional das Artes, do Ministério da Cultura, foram apresentados nesta quinta-feira (4), no Rio de Janeiro, pela ministra Margareth Menezes e a presidente da Funarte, Fundação Nacional de Artes, Maria Marighella. O programa conta com o investimento de R$ 29 milhões para as artes brasileiras.
Serão mais de 1.300 atividades artísticas, entre espetáculos cênicos, shows, circos itinerantes, exposições, além de ações de intercâmbio, mediação e formação.
Segundo a Funarte, mais 90% dos projetos contemplados vão circular por regiões diferentes das quais foram originados, em linha com o esforço para descentralizar o acesso à cultura.
Durante o evento foi a anunciada ainda a construção da plataforma Rede das Artes, um ambiente virtual colaborativo para dar visibilidade aos mais de 300 agentes artísticos selecionados pelo programa, além dos dados relacionados às programações artísticas. A presidente da Funarte, Maria Marighella, falou sobre a iniciativa.
A ministra da Cultura Margareth Menezes comentou sobre os riscos para o orçamento da área e continuidade da política cultural com as pressões econômicas para redução dos gastos públicos.
Ainda durante o evento, no Rio de Janeiro, 50 pessoas contempladas pelo Prêmio Mestras e Mestres das Artes 2023 foram homenageadas pela contribuição à cultura Brasileira. São artistas de todo o país que têm projetos relacionados às artes visuais, circo, dança, música, teatro e artes integradas.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 06/02/2025 – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva durante evento de reabertura da emergência do Hospital de Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Letycia Bond/Agência Brasil São Paulo (SP) 05/02/2025 - Moradores do Jardim Pantanal enfrentam crise após alagamentos .
Foto: Letycia Bond/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PRF-Recife/Divulgação Brasília (DF) 05/02/2025 - Nesta quarta-feira (5) de chuvas intensas no Grande Recife, a região registrou diversas ocorrências de queda de árvores. Os incidentes não deixaram feridos, mas causaram transtornos para pedestres e motoristas de diferentes localidades. O primeiro registro foi feito por volta das 8h40, no quilômetro 24 da BR-232, em Moreno. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que enviou equipes ao local e fez a retirada da árvore às 12h30.
Foto: PRF-Recife/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)