Um dos maiores encontros culturais do país começa nesta quinta-feira no Ceará: é a 25ª edição do Sesc Cariri de Culturas. O evento oferece uma ampla programação que inclui artes cênicas, artes visuais, cinema, literatura, gastronomia, desfiles de moda e exposições digitais.
As mostras e oficinas são gratuitas e acontecerão na região do Cariri, com polos principais nas cidades do Crato e Juazeiro do Norte, além de quatro locais no Centro-Sul cearense: Iguatu, Icó, Orós e Umari.
Artistas de várias partes do Brasil participarão do evento, como o cantor Ney Matogrosso, que apresentará o show Bloco na Rua, e a cantora baiana Gab Ferruz, que levará seu show pela primeira vez para fora da Bahia.
A programação infantil incluirá diversos espetáculos em teatros e praças, com a multiartista Bia Bedran entre as atrações.
A mostra também promove o intercâmbio entre diferentes manifestações culturais de cada estado. A identidade de Rondônia e as sonoridades da Amazônia serão celebradas através do espetáculo Sons de Beira, conforme explica o músico Bira Lourenço.
Nesta edição, além de comemorar 25 anos, a Mostra Sesc Cariri de Culturas traz como tema os Museus Orgânicos, que possuem várias unidades inauguradas e funcionam nas sedes ou residências dos mestres da cultura popular. A escolha do tema reflete a importância dos Museus Orgânicos para a candidatura da Bacia Cultural Sócio Biodiversa da Chapada do Araripe a Patrimônio Mundial Misto pela Unesco.
Toda a programação está disponível no site mostrasescdeculturas.com.br.
Com sonoplastia de Jailton Sodré.