O Festival de Gramado encerrou nesse final de semana com o anúncio dos Prêmios Kikito da edição número 52.
O filme “Oeste Outra Vez”, do diretor goiano Erico Rassi, recebeu o prêmio de Melhor Longa-Metragem Brasileiro.
A produção que conta a vida de homens do sertão de Goiás, que foram abandonados por suas companheiras, levou ainda os Kikitos de Melhor Ator Coadjuvante para Rodger Rogério; e de Melhor Fotografia para André Carvalheira. Erico Rassi fez reverência ao pai, como um dos responsáveis pelo prêmio.
Já “Cidade Campo”, da diretora Juliana Rojas, teve sua protagonista Fernanda Vianna, recebendo o prêmio de Melhor Atriz de Longas-Metragens e também levou o prêmio Júri da Crítica Longas-metragens Brasileiros.
O filme “Filhos do Mangue”, do Rio Grande do Norte, garantiu os prêmios de Melhor Atriz Coadjuvante para Genilda Maria; e de Melhor Direção para Eliane Caffé; “Pasárgada”, marcou a estreia da atriz Dira Paes na direção, e levou o Kikito de Melhor Desenho de Som. E “Barba Ensopada de Sangue” foi reconhecido na categoria Melhor Montagem.
A produção mais premiada neste ano foi o filme “Estômago 2: O Poderoso Chef”, sendo reconhecido nas categorias Melhor Filme do Júri Popular; Melhor Ator - prêmio dividido entre os protagonistas Nicola Siri e João Miguel; Melhor Roteiro; Melhor Direção de Arte; e Melhor Trilha Musical.
“O Clube das Mulheres de Negócios”, de Anna Muylaert, diretora de sucessos do cinema recente como “Que Horas Ela Volta?” e de “Durval Discos”, levou o prêmio especial do júri pelo conjunto do elenco, que trouxe para Gramado a discussão sobre estereótipos de gênero.
O Festival de Gramado ainda consagrou obras nas categorias Curtas, Curtas Universitários, Longas-Metragens Documentais, Longas Gaúchos, entre outras.
A lista completa com os vencedores está disponível no site festivaldecinemadegramado.com.