Viva Maria dá adeus a Márcio Souza

Publicado em 15/08/2024 - 08:41 Por Mara Régia - Apresentadora do Viva Maria - Brasília

Autor de uma vasta obra literária sobre a cultura, história, economia e política da Amazônia, Márcio Souza faleceu esta semana, aos 76 anos. Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), ele foi escritor, ensaísta, dramaturgo, historiador, cineasta e gestor. Autor de 38 livros, uma de suas obras mais conhecidas é “Galvez, o imperador do Acre”, que tornou-se um best-seller, traduzido para mais de 17 idiomas. Também publicou “Mad Maria”, que retrata a construção da estrada Madeira-Mamoré, em Rondônia, e que foi adaptado para uma minissérie da TV Globo.

Para relembrar seu legado, o Viva Maria conversou com a professora Marilene Corrêa, titular do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas e autora do livro "O País do Amazonas", reeditado recentemente. 

“É realmente uma perda e foi súbita e lamentável. Para nós, foi uma surpresa na medida em que tínhamos intensificado um convívio com o escritor a partir do momento em que ele foi, ainda esse ano, 2024, no primeiro semestre, votado e escolhido como doutor honoris causa da nossa universidade”, conta Marilene. 

A professora ressalta a importância das obras de Márcio para dar visibilidade às questões da Amazônia brasileira. 

“O local, o regional, o imaginário mítico das populações indígenas passam a integrar essa compreensão crítica. Crítica da relação da Amazônia com o Brasil, mas sobretudo crítica das políticas públicas que eram desenvolvidas com o mito do desenvolvimento para a Amazônia brasileira.”
 

Edição: Mara Régia / RP

Últimas notícias
Meio Ambiente

Chuva em SP contribui para extinção de 8 dos 11 focos de incêndio

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros permanecem trabalhando na contenção das chamas em três municípios: Bananal, no Vale do Paraíba; Mococa, na região de Campinas; e Itirapuã, região de Franca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inpe registra mais de 2 mil focos de incêndios ativos no país

Pará lidera com 1.012 áreas de queimadas; seguido do Mato Grosso, com 420; e o Tocantins, com 279 focos. O Distrito Federal tem o registro de 20 locais com incêndio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Ministérios Públicos e órgãos ambientais vão combater queimadas

A operação usa o trabalho de inteligência e tecnologia para tentar coibir e punir o desmatamento ilegal. 

Baixar arquivo
Economia

FGV: Monitor do Produto Interno Bruto aponta retração de 0,1% em julho

Em termos financeiros, estima-se que o PIB de 2024 acumulado até julho, em valores correntes, tenha sido de R$ 6,587 trilhões.

Baixar arquivo
Geral

Campanha busca conscientizar a paz no trânsito

Órgãos de trânsito vão promover ações educativas e de reforço da fiscalização. Serão realizadas palestras e seminários com o objetivo de reforçar o tema da campanha: “A paz no trânsito começa com você”.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Distrito Federal pode ter o 2º ano mais seco da história

Neste ano, já são 146 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, em 1963, Brasília enfrentou uma estiagem que durou com 163 dias.

Baixar arquivo