logo Radioagência Nacional
Cultura

Dia Nacional do Rádio: Viva Maria celebra cantoras que marcaram época

Mona Vilardo fala dos livros e projeto que levou o rádio à escola
Baixar
Mara Régia - Apresentadora do Viva Maria
25/09/2024 - 10:35
Brasília
Brasíila (DF), 24/09/2024 - Escritora Mona Vilardo. Foto: Denise Bastos/Divulgação
© Denise Bastos/Divulgação

O Viva Maria está em festa! Neste 25 de setembro, quando se comemora o Dia Nacional do Rádio, o programa entrevistou Mona Vilardo, cantora, atriz e autora dos livros infantis Dalva e Marlene. A autora honra o legado de Roquette-Pinto levando o rádio para as escolas.

Patrono do rádio no Brasil, Roquette-Pinto foi um sonhador que nos idos de 1923 idealizou o rádio como a escola dos que não tinham acesso a ela.

Seu desejo e sua persistência em permitir o acesso de toda a população brasileira a uma forma de educação acessível se traduzem hoje na missão das rádios públicas desse nosso país, unidas cada vez mais por uma comunicação democrática e plural como é o caso das emissoras de rádio da nossa Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

E em reconhecimento a esse legado, Viva Maria traz nesta edição a participação de Mona Vilardo, cantora, atriz, escritora e professora de música que idealizou o projeto Elas por Ela – As Rainhas do Rádio por Mona Vilardo. 

O projeto homenageia cantoras que fizeram história na música brasileira, como Linda Batista, Dircinha Batista, Dalva de Oliveira, Mary Gonçalves, Emilinha Borba, Ângela Maria, Vera Lúcia, Doris Monteiro, Julie Joy, entre outras.

E, entre elas, destaque para aquelas que inspiraram dois livros infantis adotados inclusive na escola Estação do Aprender - Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, em Niterói, Rio de Janeiro.

Clique no player e ouça a entrevista completa.

x