Fortificações e capela no Rio de Janeiro são tombadas pelo Iphan
Publicado em 05/09/2024 - 16:03 Por Tatiana Alves, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro conquistou o tombamento definitivo de mais dois importantes pontos turísticos do estado.
Agora fazem parte da lista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o Conjunto Arquitetônico, Histórico e Paisagístico da Fortaleza de São João, na Urca, zona sul da capital fluminense, e o Conjunto das fortificações de Santa Cruz, Praia de Fora e Imbuhy, em Niterói, na região metropolitana.
Os dois conjuntos, aprovados por unanimidade, abrangem 29 elementos, dentre fortificações e acervos, um número recorde de locais tombados num único dia. A Fortaleza de São João possui 12 edificações auxiliares de defesa, incluindo o Forte São José, a Praia de Fora e a Praia de Dentro.
O Conjunto das fortificações de Santa Cruz conta com 17 elementos, como a Fortaleza de Santa Cruz e os acervos de artilharia e religiosos da Capela de Santa Bárbara. O tombamento inclui ainda morros e praias associados, que estão sob tutela do Exército e formam a paisagem de entrada da Baía de Guanabara.
O Iphan também colocou sob proteção definitiva um monumento do Paraná: a Capela de Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá, localizada na cidade de Balsa Nova. A medida abrange a igreja, todo o seu acervo de bens móveis e integrados, além do bosque que a circunda.
Edição: Vitoria Rangel / L Pedrosa