![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 12/09/2024 - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa da celebração do retorno do Manto Tupinambá ao Brasil, na Quinta da Boa Vista, onde fica o Museu Nacional. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Líderes do povo Tupinambá de Olivença, de Ilhéus, na Bahia, cobraram do governo federal agilidade nos processos de demarcação de terras indígenas no país e atenção e respeito aos direitos dessa população.
A cacique Jamopoty Tupinambá, que participou, nesta quinta-feira (12), no Rio de Janeiro, de celebração da recepção do manto tupinambá, depois de longa luta para repatriar a vestimenta que estava sob guarda de Museu na Dinamarca, pediu ao presidente Lula que “as portas fiquem abertas” aos povos originários no país.
Outra líder do povo Tupinambá de Olivença, Iakui Tupinambá, lembrou que a portaria declaratória do território está pendente de assinatura desde 2009. Em manifesto lido durante a cerimônia, Iakui criticou as posturas do Congresso Nacional e do Poder Judiciário nos processos envolvendo os direitos indígenas e afirmou que o governo federal se encontra enfraquecido em função das alianças feitas para governar.
Em seu discurso, o presidente Lula reforçou que é contra a tese do marco temporal e que o Congresso derrubou seu veto, com o assunto agora seguindo em discussão no Supremo Tribunal Federal. E lembrou que criou um Ministério dos Povos Indígenas e colocou na Funai uma representante indígena para cuidar dos direitos dessa população.
O presidente prometeu que retornando à Brasília, vai conversar com o ministro da Justiça sobre a demarcação da terra Tupinambá na Bahia.
Lula também apoiou a demanda do povo Tupinambá para que o manto, que está sob a guarda do Museu Nacional, vá para a Bahia. Ele afirmou que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, presente na cerimônia, tem o compromisso histórico de construir na Bahia um lugar que possa receber o manto e preservá-lo.
![Tomaz Silva/Agência Brasil Itaboraí (RJ) - Hospital Tavares Bastos, local já serviu de hospital-colônia durante a época do isolamento compulsório das pessoas com hanseníase e, ainda hoje, é residência para dezenas de pacientes e ex-pacientes (Tomaz Silva/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 03/02/2025 - Sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário do STF. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Daiane Mendonça/SECOM RO FORÇA NACIONAL - Lewandowski autoriza uso de Força Nacional em terra indígena em Rondônia. Foto: Daiane Mendonça/SECOM RO](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 05/02/2025 - A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, dá entrevista ao programa Bom dia, Ministra. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Jose Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 30/01/2025 - Em entrevista coletiva, concedida na manhã desta quinta-feira (30), Lula cobrou seriedade dos países que assumiram esse compromisso e lembrou do papel importante que a população local da Amazônia terá para a manutenção da floresta em pé.
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ronaldo Oliveira /ASCOM Floresta EC/Direitos Reservados Arena Castelão - Fortaleza - estádio](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)