Festa literária internacional acontece até domingo em Paraty
Nesta quarta-feira (09), foi dada a largada para a 22ª edição da Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro. O evento vai acontecer até o domingo, 13 de outubro.
Durante os cinco dias, a festa propõe mesas de debate sobre temas atuais, como o impacto das recentes queimadas no país, racismo e até inteligência artificial.
A inspiração é João do Rio, o grande homenageado do evento. Assim como o autor fazia de forma maestral, a Flip deste ano quer falar sobre os dilemas do nosso tempo. Ele, que foi um dos autores mais importantes do início do século 20 no Rio de Janeiro, ficou marcado na história por unir jornalismo e literatura.
João do Rio retratava as ruas cariocas de uma forma diferente. Na época, foi o primeiro jornalista a sair das redações e ir para as ruas e morros entrevistar a população. Seus textos refletem sobre o progresso e a velocidade das transformações urbanas na virada do século 19 para o 20.
Aos 29 anos, entrou para a Academia Brasileira de Letras. Mas aos 39, saiu a notícia que parou o Rio de Janeiro. João do Rio faleceu , o motivo: ataque cardíaco. Pelo menos 100 mil pessoas compareceram ao enterro.
A curadora da Flip, Ana Lima Cecilio, explica a decisão de homenagear João do Rio.
Criada em 2003, a Flip é reconhecida como Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial do estado do Rio.
A entrada é paga, e os ingressos são vendidos no site oficial da Feira no site: flip.org.br.