A Casa das Histórias de Salvador recebe a exposição "Ecos Malês", que convida o público a revisitar um dos mais emblemáticos levantes afro-brasileiros, a Revolta dos Malês, com uma abordagem vibrante e contemporânea. Com 114 obras de 48 artistas, a mostra explora como os ecos dessa resistência, ocorrida em 1835, ainda ressoam na cultura e na luta pela liberdade em Salvador e no Brasil.
Segundo o curador João Victor Guimarães, o evento foi idealizado para evocar não apenas a resistência visual, mas também para proporcionar uma experiência sensorial e imersiva.
O curador ressalta o simbolismo dos três núcleos da mostra: Encontrar, Ruas da Revolta e Inventar Liberdade e Defesa, que trazem à tona narrativas e memórias de resistência, organizadas para reflexão sobre a sociedade que somos e aspiramos ser.
"Ecos Malês" está disponível para visitação até maio de 2025, na Casa das Histórias de Salvador, de terça a domingo, das 9h às 17h. Os ingressos custam R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia, com acesso gratuito às quartas-feiras.