Festival celebra Dia Nacional do Samba de Roda em Salvador
A Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia promove o I Festival de Samba de Roda da Bahia - ASSEBA 20 anos de Salvaguarda e Resistência nesta sexta e sábado, no Centro Histórico de Salvador.
De acordo com o coordenador geral do projeto, Wellington Pacífico, o evento, que tem o apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, vai comemorar o Dia Nacional do Samba de Roda, patrimônio cultural do Brasil.
"O projeto tem como objetivo contribuir para o processo de preservação, valorização e revitalização de todas as formas e tradições do samba de roda, considerando o fortalecimento e consolidação da autonomia desse bem cultural. Participarão sambadores e sambadeiras, mestres e mestras do samba de roda da Bahia, que são sócios da ASSEBA, Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, que hoje está presente em mais de 28 municípios do estado".
A programação, na sexta-feira, contará com uma roda de conversa na Casa dos Sete Candeeiros, no Centro Histórico de Salvador, com a presença de mestres e mestras do samba da Bahia, além de pessoas parceiras, como Mestre Chica do Pandeiro, Mestre Rosildo, Olivia Roberta e Naiane Paraguaçu.
"O primeiro dia será no espaço Sete Candeeiros, no Pelourinho, onde ocorrerá o encontro dos mestres e mestras do samba de roda, um bate-papo para discutirmos o futuro do samba de roda na Bahia e no Brasil. No dia 30, teremos a apresentação dos grupos de samba de roda de várias regiões da Bahia".
Já no sábado, dez grupos de samba de roda, de várias regiões do estado, vão se apresentar no Largo Tereza Batista, no Pelourinho.
"Haverá um samba de roda mirim e nove sambas de roda de adultos. O samba de roda mirim chama-se Fruto da Raiz, da comunidade de Antônio Cardoso. Também se apresentarão o Samba do Machucador de Cruz das Almas, o Samba das Pretas de Santa Maria, o Samba 2 de Julho da Ilha de Itaparica, Sinfonia do Pandeiro de Irará, o samba chula Filhos de Zé de São Francisco Conde. Além disso, teremos os grupos Recordar de Maragogipe, Filhos da Terra de Terra Nova, Quichabeira da Matinha de Feira de Santana, e Bicho da Tana de Salvador. Não perca esse grande evento, que acontecerá entre os dias 29 e 30 de novembro, no Pelourinho, Salvador, Bahia. Viva o samba de roda da Bahia, obra-prima da humanidade".
O I Festival de Samba de Roda da Bahia - ASSEBA 20 anos de Salvaguarda e Resistência acontece nesta sexta-feira, na Casa dos Sete Candeeiros, às 9h. Já a apresentação dos grupos de samba de roda ocorrerá no Largo Tereza Batista, no sábado, a partir das 11h. A entrada é gratuita.
![Geovana Albuquerque/Agência Brasília 02/04/2024 - Com menor taxa de analfabetismo do país, DF é referência em educação
Esse é um cuidado constante da professora Silvana Leite, que também atua no CED 2 de Taguatinga. Além de uma didática voltada para o público adulto, o ensino após os 15 anos também demanda flexibilidade. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![FAB/Divulgação Brasília (DF) 08/02/2025 - Segundo grupo de brasileiros deportados dos EUA desde o início da gestão Trump desembarcou no Ceará na sexta-feira (7/2) e foi levado em avião da FAB até Belo Horizonte
Foto: FAB/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto: Agência Santarém. Amazônia-11/12/2024 Amazônia tem o maior número de queimadas e incêndios em 17 anos. Foto: Agência Santarém.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ralf Vetterle/Pixabay Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP28. – Meio Ambiente; mudanças climáticas; poluição do ar; fumaça fábricas; chaminés; CO2. Foto: Ralf Vetterle/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 30/01/2025 - Chuva leve no final da tarde no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Banco Central/Reprodução Brasília (DF) - Página de consulta de valores a receber do Banco Central do Brasil. Foto: Banco Central/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)