logo Radioagência Nacional
Cultura

Carnaval: Inocentes de Belford Roxo reedita enredo campeão para 2025

Escola vai celebrar a sabedoria ancestral dos orixás e curandeiros
Baixar
Caio Azevedo - Estagiário da Rádio Nacional*
21/02/2025 - 18:30
Rio de Janeiro (RJ)

A Escola de Samba Inocentes de Belford Roxo está apostando na reedição de um enredo campeão para buscar o título da Série Ouro no próximo Carnaval. “Ewe, a cura vem da floresta” deu à agremiação da Baixada Fluminense a vitória em 2008, quando integrava a terceira divisão, então conhecida como Grupo B. 

Na época, o responsável pelo desfile foi o carnavalesco Jorge Caribé, celebrado por trabalhar com escolas dos grupos de acesso. Agora, é Cristiano Bara quem tem a missão de fazer a nova leitura do tema para levar a azul, vermelha e branca da Baixada Fluminense de volta ao Grupo Especial.

A história parte da descoberta do poder das ervas medicinais guardadas nas florestas, e sua difusão por todo o país através da herança negra e indígena. Assim, o saber sobre a cura através das folhas ganhou importante papel na cultura popular para livramento de doenças e até mau-olhado.

Com o desfile de 2025, a Inocentes quer celebrar a sabedoria ancestral dos orixás e curandeiros indígenas. Para o carnavalesco Cristiano Bara, apesar de ser um enredo desenvolvido há mais de 15 anos, ele é mais atual do que nunca.

Outro motivo para a escola ter escolhido a reedição do enredo foi por estar sem espaço físico para ensaiar em Belford Roxo, seu município de origem. Em 2023, a agremiação foi despejada do galpão cedido pela prefeitura, onde ficava seu ateliê. Segundo Bara, os ensaios da escola têm acontecido em Mesquita, cidade vizinha.

"A gente já tem um samba que a escola gosta, que a escola conhece, sabe cantar, na realidade facilita pra gente o carnaval. É uma nova roupagem, uma nova edição de tudo aquilo que a gente já apresentou em 2008", disse.

A Inocentes de Belford Roxo é a terceira a entrar na Marquês de Sapucaí, na sexta-feira de Carnaval, dia 28 de fevereiro. Na última edição, o desfile assinado pelos carnavalescos Cristiano Bara e Marco Falleiros deixou a escola em sexto lugar entre as 16 da Série Ouro.

* Com supervisão de Tâmara Freire.
 

 

x