Galo gigante do Recife terá 100% da estrutura feita de reciclados
![Antonio Cruz/Agência Brasil Agência Brasil 30 Anos - Considerado o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada toma as ruas da cidade](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O desfile de carnaval do Sábado do Zé Pereira deste ano nem começou, e o Galo da Madrugada, bloco que arrasta milhões de foliões pelas ruas do Recife, já tem um desafio sustentável. Para 2026, a meta é construir 100% da escultura do galo gigante, de cerca de 27 metros e 9 toneladas, com materiais reciclados coletados no desfile deste ano.
Ano a ano, desde 2019, parte deste símbolo do carnaval de Pernambuco já é feito com material reciclado, chegando este ano, inclusive, a 100% da estrutura. E para que todos os itens da confecção da obra de 2026 sejam coletados no desfile do próximo dia primeiro de março, a força-tarefa já está planejada.
Para o carnaval deste ano, 300 trabalhadores das cooperativas de catadores e cerca de 100 avulsos receberão suporte durante o desfile, com fornecimento de alimentação, água e equipamentos de proteção individual, além de pagamento de diária e garantia da compra direta acima do preço de mercado de todas as latinhas coletadas.
Os foliões também poderão contribuir com esse compromisso socioambiental doando garrafas PET transparentes de 2 litros para a produção da indumentária do famoso “Galo Gigante” da Ponte Duarte Coelho. Para isso, a Prefeitura do Recife disponibilizou 14 ecoestações e mais de 130 Pontos de Entrega Voluntária espalhados pela cidade para a coleta dos materiais.
Desde 2020, o Galo da Madrugada realiza a coleta seletiva de 100% dos resíduos sólidos gerados durante o desfile.
![Arquivo/Tânia Rêgo/Agência Brasil Construção Civil, Obras, canteiro de obras, construção, trabalhadores](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação/Cultura RJ Rota da Leitura](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Action Images via Reuters/Carl Recine/Direitos Reservados Jogador posiciona bola para cobrança de escanteio em partida da Premier League - campeonato inglês](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 11/02/2025 - Ministro da Fazenda Fernando Haddad, tendo ao lado o presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre, o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha e o senador Randolfe Rodrigues, fala com jornalistas após reunião na residência oficial do Senado. Na reunião, os ministros vão entregar a Alcolumbre a lista dos projetos prioritários do governo federal em tramitação no Congresso e os que ainda serão enviados à Casa. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)