logo Radioagência Nacional
Cultura

Maracatus se reúnem na Noite para os Tambores Silenciosos em OIinda

Celebração antecede o carnaval e vai homenegear Tata Raminho de Oxóssi
Baixar
Madson Euler
24/02/2025 - 15:37
São Luís
Dança na Noite dos Tambores Silenciosos
© Divulgação/Governo de Pernambuco

Para celebrar a cultura, a fé e a resistência afro, as ruas de Olinda recebem, nesta segunda-feira (24), a 26ª Edição da Noite para os Tambores Silenciosos.

O evento reúne 10 grupos de Maracatu do Baque Virado da cidade em um grande cortejo pelas ruas do Sítio Histórico. 

A celebração, que este ano homenageará o babalorixá Tata Raminho de Oxóssi, tem início às 20h, com a concentração de todos os maracatus na Praça de São Pedro. O cortejo segue nos Quatro Cantos, passando pelo Largo do Amparo até o Pátio do Terço, onde está localizada a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Na chegada, cada grupo canta algumas loas, até a chegada do último maracatu. Com todos reunidos, acontece o ritual religioso, que começa à meia-noite, com cantos africanos entoados pelo zelador de santo.

Durante a cerimônia, a frente da igreja é banhada de perfume e, no fim, acontece um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, com o silêncio do rufar dos tambores.Realizada na semana que antecede o carnaval, a tradição surgiu da devoção à Nossa Senhora do Rosário, santa católica branca considerada padroeira da população negra, e tem origem nas irmandades religiosas criadas por negros no período colonial.

x