Foto aumenta suspeita de participação de militares na morte de Zuzu Angel

Publicado em 25/07/2014 - 19:24 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

Uma foto inédita do acidente de carro que matou a estilista Zuzu Angel em 1976, durante o período da ditadura militar, aumentou as suspeitas do envolvimento das Forças Armadas no caso, segundo a Comissão Nacional da Verdade. É que ao fundo da imagem, encostado em um poste, estava o coronel do Exército Freddie Perdigão, operador do regime militar para a tortura e assassinato de pessoas contrárias à ditadura. Perdigão morreu ainda na década de noventa. A foto foi apresentada pelo ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social do Espírito Santo Cláudio Guerra.

Zuzu era mãe de Stuart Angel, integrante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro. Stuart desapareceu em 1971, depois de ter feito críticas ao regime. Zuzu Angel ficou conhecida internacionalmente. Segundo o presidente da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Dallari, ela passou a ser vista como uma presença incômoda para o regime, que tinha interesse no desaparecimento dela.

Dallari afirmou que a foto do oficial junto ao veículo acidentado estabelece um vínculo muito forte entre as Forças Armadas e a morte de Zuzu Angel.

De acordo com a Comissão, as Forças Armadas sempre negaram relação com o acidente de Zuzu. Pedro Dallari disse ainda que as suspeitas de envolvimento dos militares no caso foi reforçada depois que o ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social do Espírito Santo, Cláudio Guerra, contou que, ainda na década de oitenta foi procurado por Perdigão, preocupado com a foto tirada.

Ainda segundo Dallari, Perdigão teria confessado, a Cláudio Guerra, sua participação no planejamento e na simulação do acidente de Zuzu Angel. O presidente da comissão afirmou que as investigações devem confirmar essa hipótese.

Leia mais na Agência Brasil

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo