Presidente da Comissão Nacional defende revisão da Lei de Anistia

Publicado em 29/08/2014 - 08:49 Por Pollyane Marques - Brasília

A Lei de Anistia precisa ser revisada, é o que afirma o presidente da Comissão Nacional da Anistia, Paulo Abrão. Na avaliação dele, deve ser modificado o texto que considera anistiados os perseguidos políticos e os exilados do regime militar e que também isenta de culpa os agentes do Estado que cometeram crimes de tortura e assassinato durante o período. O presidente da Comissão Nacional da Anistia acredita que só assim será possível julgar os agentes do estado, para que crimes semelhantes não aconteçam no futuro.

 

A mesma opinião é compartilhada por João Vicente Goulart, filho do ex-presidente João Goulart, que morreu exilado na Argentina em 1976. João Vicente afirma que a demora da criação da lei fez com que muitas pessoas, como o pai dele, não pudessem ser beneficiadas.

 

As declarações foram feitas durante o lançamento do documentário “500 – os bebês roubados pela ditadura Argentina”. A produção, exibida para marcar os 35 anos da Lei da Anistia no Brasil, mostra a luta das Avós da Praça de Maio para reencontrar seus netos nascidos em prisões clandestinas, quando as filhas foram presas ou sequestradas durante a ditadura militar daquele país. Para localizar os bebês, as avós criaram um banco de sangue que já permitiu a localização de 115 dessas 500 crianças. A última pessoa localizada foi encontrada nesta semana na Holanda. Os generais responsáveis pelo rapto dos bebês foram condenados na Argentina por crimes contra a humanidade.

Últimas notícias
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo