Região Norte concentra maior número de assassinatos no campo

Publicado em 14/04/2015 - 01:42 Por Maíra Heinen - Brasília

A região Norte ainda apresenta o maior número de assassinatos no campo. O dado é da CPT - Comissão Pastoral da Terra - e integra o Caderno de Conflitos no Campo 2014, lançado nesta segunda-feira em Brasília. Dos 36 assassinatos registrados em 2014 em todo o país, 2 a mais que em 2013, a região Norte foi a origem de 14 ocorrências: 9 no Pará e 5 em Rondônia.

 

As regiões Centro-Oeste e Sul foram as que apresentaram aumento de assassinatos em relação ao ano de 2013: 8,33% a mais na região Centro-Oeste, com destaque para Mato Grosso, com 5 assassinatos e 200% a mais na região Sul, que subiu de 1 para 3 assassinatos.

 

O Caderno de Conflitos no Campo completa 30 anos em 2015 e, segundo a CPT, foram registrados nestas edições 1.307 conflitos agrários com assassinatos. Destes, apenas 108 foram a julgamento. Para o presidente da entidade, Dom Enemésio Lázzaris, camponeses e povos tradicionais devem se mobilizar para cobrar mais atuação da justiça nesses casos.

 

Sonora: "Se a gente não se mobilizar, não se movimentar, não se fortalecer para cobrar um pouco mais do judiciário, a última assinatura é deles! Eles têm um poder monárquico, mandam mais do que o rei!"

 

Na Amazônia, as regiões com mais conflitos têm sido as que fazem fronteira com o Cerrado. O professor e doutor da Universidade Federal Fluminense Carlos Walter Porto Gonçalves assessorou a análise dos dados compilados pela CPT e destaca que essas são áreas também de maior desmatamento.

 

Sonora: "Essa parte meridional da Amazônia, que é uma parte do ponto de vista ecológico de uma importância ímpar, porque é uma zona que os biólogos chamam também de tensão ecologica de cerrado com a Amazônia. E essa área é de uma diversidade de vida enormes. Então essas áreas são áreas particularmente importantes e paradoxalmente a área mais devastada, a área mais intensa que vem se fazendo nesses últimos 30 anos é exatamente essa faixa que o pessoal chama do arco do desmatamento."

 

O lançamento do Caderno de Conflitos contou ainda com a presença do indígena Guarani Kaiowá Anastácio Peralta e da integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Elizabete Cerqueira. O caderno apresenta dados nas categorias Terra, Água, Trabalho, Violência contra a Pessoa e Manifestações, que estão disponíveis no site cptnacional.org.br.

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo