Expedição busca restos mortais de militantes da Guerrilha do Araguaia

Publicado em 09/06/2015 - 10:10 Por Sâmia Mendes - Brasília

Uma equipe de peritos das áreas de geologia, arqueologia e antropologia forense começou, nessa segunda-feira (8), a primeira expedição do ano para busca de restos mortais de militantes políticos da Guerrilha do Araguaia.


De acordo com informações da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a expedição acontece em São Geraldo do Araguaia, no Pará; e Xambioá, no Tocantins - cidades que sediaram bases e acampamentos montados pelo Exército no período do movimento. Segundo relatos de testemunhas, guerrilheiros teriam sido enterrados em diversos pontos da região.


No município paraense, uma das áreas de atuação é o antigo cemitério de São Geraldo. A equipe vai retomar as investigações iniciadas em 2012 e 2013, com o objetivo de identificar covas em que possam estar enterrados desaparecidos políticos.

 

Também vai ser feito um levantamento de possíveis cavernas e fendas usadas para a ocultação de restos mortais no desfiladeiro do Morro do Urutu, situado na Serra das Andorinhas.

 

Em Xambioá, no Tocantins, os peritos pretendem dar continuidade às escavações no local que sediou a base militar de Xambioá, utilizada para atos de tortura contra camponeses e militantes políticos.

 

A equipe trabalha ainda para recuperar artefatos deixados pelos militares na tentativa de promover o resgate histórico sobre o funcionamento da base de Xambioá, conhecida como um dos locais mais cruéis de tortura na região.


As buscas nessas duas cidades seguem até 19 de junho. Outras duas expedições devem acontecer entre agosto e outubro deste ano.

Últimas notícias
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo