A Lei da Anistia, promulgada pelo ex-presidente João Figueiredo, completou 36 anos nesta sexta-feira (28). Considerada um dos importantes marcos para o fim dos 21 anos de ditadura no país, entre 1964 e 1985, a Lei da Anistia segue no centro de discussões por não permitir a possibilidade de responsabilizar penalmente agentes públicos que praticaram torturas, assassinatos e outros crimes durante o regime militar.
Rafael Schincariol, coordenador geral da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, enfatiza a questão da impunidade como consequência dessa omissão legal.
Teresa Lajolo, presidente da Comissão da Memória e Verdade da prefeitura de São Paulo, diz da necessidade de uma discussão mais ampla sobre o assunto.
Uma das medidas para tentar reparar as violações de direitos humanos praticadas durante a ditadura foi a criação da Comissão Nacional de Anistia, em 2001.
Vinculada ao Ministério da Justiça, a Comissão já recebeu mais de 74 mil pedidos de anistia. Desse total, mais de 43 mil pessoas foram declaradas anistiadas políticas, com ou sem reparação econômica.
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 26/10/2023, Prédio do Banco Central em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte EBC Brasília (DF) 21/11/2024 - artes do Ajudante Digital
Arte EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Defesa Civil Santa Cataria/Divulgação Brasília (DF) 20/05/2024 - Chuvas em SC: 24 municípios registram ocorrências e oito decretam situação de emergência
Foto: Defesa Civil Santa Cataria/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 30/10/2024 Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado de vários ministros, participa de evento sobre indústria, mobilidade verde e cidades sustentáveis no Palácio do Planalto. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação Governo de São Paulo Governo de SP vai usar câmeras corporais portáteis em PMs durante ação nas ruas. Batizado de programa Olho Vivo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reprodução Google Maps Um palacete, localizado na região central de São Luís, será transformado em polo cultural e turístico da capital do do Maranhão](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)