História Hoje: Primeira passeata do movimento homossexual no país ocorreu há 36 anos

Publicado em 13/06/2016 - 07:30 Por Apresentação Glaucia Gomes - Brasília

No dia 13 de junho de 1980, um ato público marcou o movimento homossexual brasileiro. Os participantes eram apoiados por integrantes de organizações sociais, como  os movimentos negro, sindicais e feministas. Todos se reuniram nas escadarias do Teatro Municipal  de São Paulo.

 

Eles reivindicavam  liberdade e o fim da discriminação racial e sexual, do desemprego e da violência policial e pelo direito de ir e vir. Depois do ato grupo saiu em passeata pelas ruas do centro da cidade e em coro entoavam as palavras de ordem : "abaixo a repressão, mais amor e mais tesão".


Esta foi a primeira passeata que o movimento homossexual organizou no Brasil. A principal reivindicação era o fim da chamada  "Operação Limpeza", conduzida pelo delegado José Wilson Richetti na região central de São Paulo.


Uma batida ocorrida um mês antes havia levado à prisão mais de mil e quinhentas pessoas. Richetti perseguia gays, lésbicas, travestis e prostitutas.

 

A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva” e a Comissão Nacional da Verdade acrescentaram aos relatórios a  violação dos direitos humanos a lésbicas, gays, travestis e transexuais ao longo do regime militar.


Representantes desse movimento testemunharam que nesses anos de repressão eles viviam um cenário de censura, vigilância e polarização política. Os ativistas das organizações de luta pelos direitos homossexuais também enfrentavam o desprezo dos movimentos da esquerda, além da perseguição oficial do Estado ditatorial no Brasil.


A esquerda da época considerava que as discussões sobre o respeito a orientação sexual, igualdade de gênero e o racismo dividiam a luta maior que era  contra a ditadura.
Aquele 13 de junho de 1980 ficou marcado como o Dia Nacional de Luta Homossexual.

 

Ficha técnica


Pesquisa e redação: Beatriz Arcoverde


Apresentação: Glaucia Gomes


Sonoplastia: Messias Melo

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Geral

OAB define PL do aborto como inconstitucional e degradante

Em parecer, aprovado nesta segunda-feira (17), a Ordem dos Advogados do Brasil afirma que a proposta legislativa que equipara o aborto ao homicídio é desproporcional e tem ‘perversas questões de misoginia”. A OAB pede que o projeto de lei seja arquivado.

Baixar arquivo
Esportes

Daqui a pouco, Atlético-MG e Palmeiras se enfrentam pelo Brasileirão

A partida será na Arena MRV, em Belo Horizonte, e é o complemento da nona rodada do Campeonato Brasileiro. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Plano injeta R$ 318 milhões no combate ao desmatamento na Amazônia

O Ministério da Justiça e o BNDES assinam contrato que destina R$318,5 milhões do Fundo Amazônia para plano que amplia presença de forças de segurança na região para o combate ao crime organizado, especialmente no desmatamento ilegal.

Baixar arquivo
Geral

Operação da PRF prende mais de 1,5 mil pessoas entre março e maio

O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (17). A ação nacional é parte de uma estratégia para fortalecer o policiamento nas principais rodovias do país e combater o tráfico de drogas e de armas. 

Baixar arquivo
Política

Projeto que equipara aborto a homicídio não sairá da pauta, diz autor

Mesmo com toda a pressão, protestos nas ruas e declarações de parte a parte, o deputado Sóstenes Cavalcante, do PL do Rio de Janeiro, autor do projeto que equipara o aborto após 22 semanas ao crime de homicídio, deixou bem claro que não vai retirar a proposta de pauta.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: Netanyahu dissolve o gabinete de guerra em Israel

A decisão ocorre em meio a pressões internas e externas depois que o ex-ministro Benny Gantz abandonou o governo. 

Baixar arquivo