logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Entrevista: Saiba a importância do reconhecimento da paternidade

Baixar
Apresentação Luiza Inês Villela
12/08/2016 - 20:30
Brasília

Um estudo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado em 2013, estimou que 5,3 milhões de brasileiros em idade escolar não tinham o nome do pai no registro de nascimento.

 

Nesta entrevista sobre a importância do reconhecimento de paternidade, concedida ào programa Cotidiano, da Rádio Nacional AM, a advogada especializada em Direito de Família e Sucessão, Ivone Zeger,
explicou que o registro de nascimento com o nome do pai é importante e definitivo ,e faz com que a criança, o adolescente ou o adulto tenha a sensação de cidadania.

 

Ela lembra que existem muitas formas da pessoa pedir o reconhecimento da paternidade, uma ação que demanda  poucos recursos , em cartórios extrajudiciais.

 

Qualquer pessoa pode pedir à Justiça o reconhecimento de paternidade , mas existem outras formas: a mãe ou responsável pela criança pode requerer em qualquer cartório de registro civil.

 

Após o preenchimento de um formulário no cartório,  as informações serão enviadas ao Ministério Público (MP), que abrirá uma investigação de paternidade, provavelmente acumulando com pedido de alimentos.

 

Com informações das Rádios EBC

 

x