Instituições repudiam atitude de Eduardo Paes durante entrega de moradia

Publicado em 29/08/2016 - 21:07 Por Nanna Pôssa - Rio de Janeiro

A Defensoria Pública do estado do Rio de Janeiro e a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara de Vereadores emitiram nesta segunda-feira nota de repúdio ao prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes por fala durante entrega de um apartamento do Morar Carioca.

 

Em vídeo divulgado em redes sociais neste final de semana, Eduardo Paes sugere que a nova dona da residência use o local para fazer sexo e levar namorados. A prefeitura diz que as imagens foram feitas em maio do ano passado.

 

A Defensoria Pública criticou o caso em nota assinada em conjunto com a Comissão de Igualdade Racial da OAB-RJ.

 

O texto diz que o caso não deve ser tratado de forma isolada e jamais poderia ser rotulado como gafe ou piada de mau gosto. As instituições classificaram a fala do prefeito como demonstração de machismo associado ao racismo onde o corpo da mulher é tratado como objeto.

 

A coordenadora do Núcleo Contra a Desigualdade Racial da Defensoria, Lívia Cásseres, que assina a nota junto com o núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher, classificou o episódio como grave.

 

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara de Vereadores classificou a atitude do prefeito como incompatível com o cargo que ocupa e disse que ele desrespeitou simultaneamente a Lei de Contravenções Penais e o Código Civil.

 

A Comissão pede uma retratação pública. A assessoria de imprensa de Eduardo Paes afirmou que não vai comentar o caso.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo