Viva Maria: Política dividiu opiniões em 2016 e mostrou dificuldade de diálogo social
Tá faltando pouco, muito pouco... apenas três dias para a chegada de 2017. Viva Maria reprisa um dos programas mais acessados ao longo deste ano. Queremos em especial falar daquele momento que antecedeu um momento histórico da política brasileira: a votação da abertura de um processo que, hoje sabemos, culminou com o impedimento da Exma Sra Dilma Rousseff frente à Presidência do Brasil.
Para além do jogo político, naquela oportunidade Viva Maria se ocupou da tensão que ficou ainda mais latente a partir do muro que foi construído na Esplanada dos Ministérios a pretexto de garantir a segurança dos manifestantes que lá estiveram com suas bandeiras.
Em entrevista com a Dra Silvia Ramos, que é cientista social e coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, Viva Maria questionou: será que um muro, cerca, alambrado, são suficientes para conter os ânimos e garantir a livre manifestação de ambos os lados? Como enfim transformar ódio e rancor em convivência pacífica?
Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 28/04/2023 - O motorista de aplicativo Jonas Ferreira fala sobre os prós e contras do trabalho autônomo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 11/03/2024 - Acampamento dos refugiados afegãos com visto humanitário que esperam por abrigo no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gabinete presidencial/divulgação via Reuters/Proibida reprodução O presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol em Seul, Coreia do Sul
03/12/2024
Gabinete presidencial/divulgação via Reuters/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Uso de câmeras acopladas aos uniformes de policiais militares do estado de São Paulo para registro das suas ações, implementada em 18 unidades, ajudou a reduzir violência policial,trazendo resultados emblemáticos.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)