Pessoas em situação de rua podem obter certidão de nascimento em posto no RJ

Cidadania

Publicado em 01/02/2017 - 17:00 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

As pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social no Rio de Janeiro, que não possuem certidão de nascimento, poderão emitir o documento de forma mais rápida e fácil em um cartório localizado no Méier, na zona norte da cidade.

 

A iniciativa é uma parceria inédita entre o cartório e a Defensoria Pública do Estado. Em 2016, apenas no Posto de Atendimento Especializado para Identificação Civil, destinado exclusivamente a pessoas em situação de rua, foram feitos exatos 1045 pedidos relativos à certidão de nascimento.

 

A defensora pública do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, Carla Beatriz Nunes Maia, explicou o funcionamento do posto e a necessidade de facilitar a emissão do documento.

 

Carla Beatriz ressaltou a importância e a diferença que a certidão de nascimento traz para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.

 

Em 2010, censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística indicou a existência de cerca de 600 mil crianças de 0 a 10 anos sem registro de nascimento, das quais mais de 28 mil no estado do Rio.

 

A Lei de Registros Públicos determina que, salvo em casos excepcionais, qualquer pessoa tem direito a obter a primeira via do documento em cartório, sem necessidade de recorrer á Justiça.

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo