logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Um mês depois de chacina, líder de acampamento rural de Pau D'Arco (PA) é assassinado a tiros

Pará
Baixar
Dayana Vítor
08/07/2017 - 18:11
Brasília

Os conflitos agrários no Pará fizeram mais uma vítima. Um dos líderes do acampamento na Fazenda Santa Lúcia, em Pau D´Arco, Rosenildo, também conhecido como Negão, foi assassinado com três tiros na cabeça nessa sexta-feira (7).

 

A morte ocorreu pouco mais de um mês da chacina de 10 pessoas do mesmo acampamento.

 

O trabalhador rural morto já vinha sendo ameaçado e estava no município de Rio Maria. O advogado da Comissão Pastoral da Terra, José Batista, explica que Rosenildo estava tentando escapar da morte.

 

Sonora: “Em razão das ameaças sofridas por ele, por ser uma liderança. Ele saiu do dia do município e foi para Rio Maria para se proteger. Na noite de ontem, ele foi surpreendido por pistoleiros e acabou assassinado.”

 

Segundo a organização não governamental Justiça Global, Rosenildo iria se reunir com a Liga dos Camponeses Pobres para decidir que medidas tomar sobre as inúmeras ameaças de mortes na região. De acordo com a Justiça Global e a Pastoral da Terra, todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para cobrar uma ação do estado sobre o caso.

 

Sandra Carvalho, da Justiça Global, informou que enviou, neste sábado (8), pedido para incluir três lideranças do acampamento no Programa de Defensores de Direitos Humanos.

x