Viva Maria: Mulheres lésbicas reivindicam visibilidade e garantia de direitos
O saudoso Belchior costumava cantar o medo na música Hora do Almoço. Na certeza de qualquer medo persistente e irracional de um objeto, animal, atividade ou situação é doença, Viva Maria hoje se ocupa de um tipo de fobia que se constitui num mal dos mais perversos. Falo da LESBOFOBIA. Um distúrbio responsável pelo preconceito e pela discriminação.
De tão grave e nociva, a lesbofobia acabou dando origem a uma data que a cada 29 de agosto precisa ser lembrada como um marco na luta das lésbicas pela visibilidade de seus direitos e posicionamento na sociedade como mulher e gay, enfrentando não apenas a homofobia, lesbofobia, mas também a misoginia, que é o ódio às mulheres de uma maneira geral.
Viva Maria encontrou na professora e militante Rebecca Religare, mulher negra, feminista e lésbica, a voz que mais do que nunca precisa falar em alto e bom som. Diga lá, Rebecca!
Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.