Viva Maria: Quilombolas acompanham julgamento de ação no STF sobre as terras de seu povo

Viva Maria

Publicado em 14/08/2017 - 09:08 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Viva Maria começa a semana reforçando a campanha "O Brasil é Quilombola!”. Isso porque estamos às vésperas de um julgamento histórico que vai decidir, na próxima quarta-feira (16), no Supremo Tribunal Federal (STF), o destino das terras dessa brava gente brasileira!

 

Givânia Silva, liderança de Conceição dos Quilombos, em Pernambuco, já chegou a Brasília para acompanhar a mobilização em torno da data que o Supremo vai julgar a ação de inconstitucionalidade movida pelo partido Democratas (DEM) em relação ao decreto 4887/2003, que regulamenta a titulação das terras dos quilombolas.

 

Givânia é professora e membro da Coordenação Nacional dos Quilombolas. Seja muito bem-vinda!

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

SP e MG registram casos de febre amarela

O Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos da doença com a maior agilidade possível.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cerca de 43 milhões de pessoas passam fome na América Latina e Caribe

Relatório apresentado pela Cepal aponta que o custo para acabar com a fome e a desnutrição é menor do que o valor gasto pela falta de ação contra esses problemas.

Baixar arquivo
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Embrapa comprova que cafeicultura em Rondônia não desmata floresta

Pesquisador da Embrapa destaca que a exigência legal pela preservação ambiental por parte de quem compra o café foi fundamental para que o desmatamento não avançasse na região. 

Baixar arquivo
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo