Membros do Alto Comissariado das Nações Unidas aos Refugiados (Acnur) chegam nesta segunda-feira a Boa Vista para visitar o abrigo de imigrantes venezuelanos da capital roraimense. Cerca de 400 imigrantes são atendidos no local.
Nesse domingo (5), o grupo esteve em Manaus, no Amazonas, para conhecer o Serviço de Acolhimento Institucional de Adultos e Famílias, mantido pelo governo do estado.
A estrutura atende, atualmente, 111 imigrantes indígenas Warao. Além de alimentação e lugar para dormir, os indígenas também são incentivados a gerar renda com artesanato.
O Brasil é o terceiro país a receber a visita da comitiva, liderada pelo Alto Comissário de Operações da Acnur no mundo, George Okoth Obbo.
Obbo afirmou que o Brasil deve seguir mantendo as fronteiras abertas e apoiar os refugiados com a documentação necessária ao acesso de serviços básicos, como saúde.
A missão do comissariado já passou por Trinidad e Tobago, Colômbia e Venezuela.
Na quarta-feira (8) e quinta-feira (9), a equipe cumpre agenda em Brasília para tratar da imigração venezuelana, com o governo federal.