Viva Maria: Movimentos feministas se unem para reivindicações comuns rumo ao 8 de março

Viva Maria

Publicado em 01/03/2018 - 09:02 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

No mês das águas que se movimentam para fechar o verão, Viva Maria se apressa em começar a navegar um rio de mulheres que já se agita rumo ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

 

A partir de hoje, estaremos compartilhando a agenda de mobilização, que haverá de unir mais de 30 países na denúncia da violência, dos feminicídios, do assédio sexual.

 

Enfim, são muitas as bandeiras de luta e as marchas de protesto que começam a ser desenhadas nas redes sociais numa tentativa de organizar o movimento, como fizeram as americanas, em 21 de janeiro do ano passado, para dizer ao presidente Donald Trump que não admitiriam a perda de direitos, nem tampouco o racismo, o sexismo e a economia que teima em escravizar a mão de obra feminina.

 

Nesta edição, chamamos a participação da socióloga e assessora técnica do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfmea), Joluzia Batista, para compartilhar com a gente a pauta do 8 de março, que, ao que tudo indica, será unificada, não é Joluzia? Seja bem-vinda!

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Geral

São Paulo: adolescente de 15 anos morre em assalto em ponto de ônibus

Um menino de 15 anos morreu no fim da noite dessa quinta-feira baleado em um ponto de ônibus no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. A polícia investiga o caso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

São Paulo: justiça garante bolsa-aluguel para quem vivia em abrigo

A justiça de São Paulo decidiu que prefeituras vão ter que pagar bolsa-aluguel para jovens que vivem em abrigos e completam 18 anos antes de terem sido adotados ou voltarem para a família de origem.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição sobre Clarice Lispector chega ao Rio de Janeiro

A exposição fica em cartaz até outubro, no belo casarão do Instituto Moreira Sales, que fica na Gávea, na Zona Sul do Rio. A entrada é de graça.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas podem impactar as chuvas e o ecossistema no Pantanal

Materiais lançados no ar por queimadas podem impactar as temperaturas e as chuvas no Pantanal. Isso por que essas partículas minúsculas, chamadas de aerossóis, criam uma barreira para que os raios solares atinjam a terra.

Baixar arquivo
Geral

Mais de 24 milhões já entregaram a declaração do imposto de renda

O número atualizado pela Receita Federal nesta sexta-feira, a 12 dias do encerramento, representa cerca de 71% do total das declarações esperadas.

Baixar arquivo
Cultura

Podcast Entrevista é Nacional: a mistura de Beatles com baião

A banda Beatles Cordel mistura música, poesia e teatro para homenagear John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Confira no Entrevista é Nacional desta sexta-feira. 

Baixar arquivo