Viva Maria: Um aceno para o fortalecimento da participação feminina nas eleições brasileiras
Enfim uma boa notícia a ser comemorada por toda a audiência do nosso Viva Maria nesse março mulher, infelizmente, marcado por fatos dolorosos como o assassinato da vereadora Marielle Franco do PSOL-RJ e o motorista Anderson Gomes.
O Supremo Tribunal Federal, STF, garantiu um mínimo de 30% do Fundo Partidário para as campanhas de candidaturas femininas. Quem sabe agora será possível alavancar a participação feminina em cargos eletivos. Nesse cenário nosso Brasil tem posição vergonhosa em relação ao resto do mundo.
E quem, certamente, compartilha essa expectativa é a socióloga Jaqueline Pitanguy, cuja trajetória de vida se confunde com a luta das mulheres do Brasil!
Jacqueline foi presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher nos anos 80, década histórica para a afirmação da cidadania feminina em nosso país.
Hoje Jacqueline é coordenadora executiva da ONG Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (Cepia), organização que junto ao Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), moveu essa ação no STF! Vamos ouví-la
Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.