logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Plano de acolhimento de venezuelanos começa a ser discutido em Manaus

Manaus
Baixar
Ariane Póvoa
23/04/2018 - 09:51
Brasília

Nesta segunda-feira (23), a prefeitura de Manaus deve encaminhar ao Conselho Municipal da Assistência Social, o Plano de Ação Humanitária para Atendimento do Fluxo Migratório Venezuelano.


O documento estabelece as regras para o acolhimento dos imigrantes venezuelanos que serão encaminhados pelo governo federal à Manaus, vindos de Boa Vista.


Se for aprovado pelo Conselho Municipal, o plano será enviado ao Ministério do Desenvolvimento Social para ser avaliado e efetivado.


De acordo com a Prefeitura de Manaus, uma das principais preocupações é com relação ao repasse de recursos, pelo governo federal. Segundo a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, o valor previsto, de R$ 400 por mês para cada venezuelano acolhido, não atende plenamente às necessidades do poder público municipal.


A prefeitura tenta ajustar o plano junto a representantes do Ministério do Desenvolvimento Social.


A prefeitura garante que o objetivo é atender os imigrantes da melhor forma possível, mas sem prejuízo aos atendimentos diários prestados aos manauaras.


O Plano de Ação Humanitária prevê a contratação de veículos para fazer o transporte dos venezuelanos para verificação de documentação, visitas aos espaços de acolhimento, atividades da assistência ou outras necessidades.


A prefeitura atuará nas áreas de educação, saúde, emprego e renda. A data para interiorização dos venezuelanos depende da aprovação do plano e dos ajustes no espaço onde os imigrantes serão acolhidos.

x