Guerrilha do Araguaia: MPF quer informações do governo do Amapá sobre desaparecidos políticos

Guerrilha do Araguaia

Publicado em 20/05/2018 - 10:52 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

O Ministério Público Federal (MPF) no Amapá pediu informações ao governo estadual sobre a Guerrilha do Araguaia. Desde 2017, a Comissão Estadual da Verdade recomendou que o governo se empenhasse na busca por desaparecidos políticos. Um estudo da comissão apontou como possível paradeiro das vítimas a vila de Clevelândia do Norte, no Oiapoque, a 600 quilômetros da capital Macapá.


A Guerrilha do Araguaia foi um movimento de resistência ao regime militar no final da década de 60 e na primeira metade da década de 70. Cerca de 10 mil militares atuaram em campanhas e operações de inteligência para desarticular a iniciativa. As perseguições aos militantes teriam resultado na morte e no desaparecimento de dezenas pessoas, entre elas guerrilheiros, camponeses da região e militares. A maioria em circunstâncias ainda não devidamente esclarecidas.


Além da localização de desaparecidos, o Ministério Público Federal quer informações oficiais sobre o cumprimento de outras recomendações do relatório da Comissão da Verdade. Uma delas propõe a formação em direitos humanos dos agentes do Sistema de Segurança Pública e ações para o resgate da memória sobre o período militar.


Está pendente também a formalização de um pedido de desculpas oficial às vítimas de violações aos direitos humanos praticadas pelo governo do extinto Território Federal do Amapá.

 

O governo do estado tem até esta segunda-feira (21) para dar respostas ao Ministério Público Federal.

 

* Com informações da Agência Brasil.

Últimas notícias
Geral

RJ: Justiça suspende aplicativo para entrega de alimentos “Valeu”

A ação popular foi ajuizada pelo vereador Pedro Duarte, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: Henrique Foréis Domingues, o Almirante

Cantor, compositor e radialista, Almirante é figura fundamental da história do rádio brasileiro e também do registro e história de nossa música popular. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: 29 de junho é comemorado o Dia do Papa

Vinte e nove de junho é conhecido como o Dia do Papa. Data em que a Igreja Católica celebra São Pedro, considerado pela tradição cristã como o primeiro pontífice. De lá pra cá, 266 homens assumiram a liderança dos católicos. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasileiras ganham ouro no Pan-Americano de Ginástica de Trampolim

A dupla Alice Gomes e Camilla Lopes subiu no lugar mais alto do pódio.

Baixar arquivo
Esportes

Filipe Toledo fica com o título da etapa de Saquarema

Foi a quarta vez que Filipinho levantou a taça numa etapa brasileira.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quarta-feira (29)

Manaus, capital do Amazonas, registra tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas. Temperatura oscilando entre 24 e 32º C, com umidade do ar de 55 a 90%.

Baixar arquivo