General reformado do Exército responde por crime de tortura durante Ditadura Militar

Ditadura Militar

Publicado em 13/06/2018 - 15:25 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

A Oitava Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro aceitou, na última segunda-feira (11), denúncia contra o general reformado do Exército Ricardo Agnese Fayad. Ele é acusado de participar de sessões de tortura contra o militante político Espedito de Freitas, durante a ditadura militar brasileira.

 

Segundo o Ministério Público Federal, o general responde pelo crime de lesão corporal grave, por “ofender a integridade corporal e de saúde da vítima”, dentro Destacamento de Operações de Informações do Exército, o DOI, em novembro de 1970.

 

A denúncia é a trigésima primeira ação penal ajuizada pelo MPF contra agentes do Estado que praticaram crimes contra a humanidade, no contexto do governo militar. Como se trata de crime contra a humanidade, a Justiça Federal considerou que o delito, apesar de ter sido cometido em 1970, não prescreve e é insuscetível a anistia.

 

De acordo com o MPF, Espedito de Freitas foi sequestrado pelo Exército, perto de casa, na capital fluminense, e levado ao Batalhão de Polícia do Exército, onde funcionava o DOI. Lá, foi submetido a choques elétricos, chutes, pau de arara e teve o corpo queimado por cigarro. Depois, já em uma cela, o denunciado Ricardo Fayad determinou que fosse aplicada uma injeção em Espedito, para que ele aguentasse mais tortura.

 

De acordo com o Ministério Público, o militante sobreviveu, mas desenvolveu sequelas, como sangramento intestinal, inchaço na região escrotal, além de problemas de coluna. Fayad ainda teria participado de inúmeras sessões de tortura, que foram relatadas à Comissão Nacional da Verdade.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo