Viva Maria: Legado de Margarida Alves é lembrado por trabalhadoras rurais

Viva Maria

Publicado em 13/08/2018 - 08:42 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Viva Maria desta segunda-feira (13) rende-se à graça de uma flor que é bonita até no nome: Margarida! Também conhecida como crisântemo e Bem-me-Quer.


Em latim ela significa pérola, em inglês é Daisy, “Olho do Dia” numa alusão ao fato dela se fechar durante a noite e abrir-se à luz do Sol.


Mas para nós, aqui no Brasil, Margarida é nome de mulher. É, também, o nome de uma liderança que nasceu e morreu no mês de agosto e que, há 35 anos, continua sendo lembrada com muito carinho por milhares de Margaridas, na marcha que tomou emprestado seu nome.


No compasso dessa música, que une as mulheres rurais de todo o Brasil, em memória, queremos lembrar a luta de Margarida Maria Alves, a partir do texto com o qual a Contag, Fetags e sindicatos de trabalhadores rurais relembram a saga de Margarida.


Aspas, “eles não sabiam que Margarida era semente e se espalharia por todo o Brasil!”.


Mazé Morais, secretária de Mulheres da Contag – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura -, conversa com a gente sobre o legado dessa liderança que em 12 de agosto de 1983 foi assassinada na porta de casa, na frente do marido e do filho pequeno.


Mas, antes, esta líder sindical paraibana disse, em um discurso de comemoração pelo 1° de maio (Dia do Trabalhador), que era melhor morrer na luta do que morrer de fome.


Até hoje essas palavras de Margarida ainda ecoam entre as mulheres trabalhadoras rurais e dão força à luta diária por representatividade e melhores condições de trabalho e de vida no campo.


Não é isso Mazé?


Viva Maria: programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo