Ministério vai reforçar ações de apoio às famílias de presos mortos em massacre de presídio do Pará

Direitos humanos

Publicado em 02/08/2019 - 20:43 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos vai reforçar as ações de apoio aos familiares dos 62 presos mortos durante e depois do massacre na unidade prisional de Altamira, no Pará. O termo de parceria foi assinado em Belém, nessa quinta-feira (1º), durante reunião entre gestores federais e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Pará.


Serão realizadas ações que envolvem a população de Altamira como um todo, já que o massacre afetou direta e indiretamente centenas de famílias. O objetivo é reforçar as políticas de proteção social para prevenir novas tragédias.


Estão previstas ações para o fortalecimento dos programas de proteção às vítimas, familiares e testemunhas; de cidadania, para garantir documentação básica à população; e inserção de temáticas relacionadas aos direitos humanos nas escolas.


Metade dos corpos dos presos mortos na segunda-feira já foi periciada e liberada para o sepultamento. A outra metade será submetida a exames de DNA.


O massacre ocorreu durante uma briga de facções. O presídio foi incendiado. Dezesseis presos foram decapitados; e os demais morreram asfixiados ou queimados. Quatro detentos foram enforcados depois do massacre, durante transporte em caminhão-cela para Belém.


Além da assistência social, o governo federal enviou ao Pará 40 agentes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária. Eles vão atuar, principalmente, na capacitação de agentes penitenciários estaduais. Neste sábado, tomam posse, em Belém, 485 agentes convocados após as mortes em Altamira.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo