Dia da Visibilidade Trans é celebrado no Rio e chama atenção para a falta de oportunidades

Dia Nacional da Visibilidade Trans

Publicado em 29/01/2020 - 17:54 Por Tatiana Alves - Brasília

O Rio de Janeiro celebrou, nesta quarta-feira, o Dia Nacional da Visibilidade Trans com um ato na Praia de Copacabana. A manifestação contou com a participação de dezenas de transexuais e travestis que integram os movimentos sociais TransRevolução, CasaNem, Fórum Estadual de Travestis e Transexuais do Rio. A data tem o objetivo de chamar a atenção para transfobia, a falta de oportunidades no mercado de trabalho e a marginalização desse grupo na sociedade.


Para o coordenador especial da Diversidade Sexual do município do Rio, Nélio Georgini, a parcela trans da comunidade LGBT é a mais marginalizada e enfrenta inúmeras dificuldades de inserção, seja no mercado de trabalho ou em espaços sociais de convivência. Apesar de comemorar avanços conseguidos nos últimos anos, ele admite que ainda há muito o que lutar para a garantia de direitos, como moradia digna, educação e saúde.


“A gente está entrando no nosso quarto ano de gestão. Conseguimos alguns avanços, que precisam de tempo para se estabelecerem, como o protocolo digital no Rio Saúde, o protocolo de atendimento na Assistência Social e mais que tudo, o projeto de empregabilidade”.


A inserção no mercado de trabalho é o maior desafio do movimento. Para o assessor especial da Coordenadoria de Diversidade Sexual da Prefeitura, Erick Witzel, o filho trans do governador Wilson Witzel, a questão está vinculada à dignidade das pessoas que buscam alternativas de trabalho.


“A gente vê como é difícil para a pessoa trans se inserir no mercado de trabalho, pelo preconceito, pela escolaridade e outras barreiras que a pessoa vai enfrentando até chegar ao mercado de trabalho. Esse é o ponto mais importante hoje. A gente espera que as empresas tenham uma cabeça aberta e possam contratar, e que possam dar dignidade a essas pessoas, para que além de sobreviver, possam viver também”.


Para uma das líderes do movimento, a travesti Indianara Siqueira, o Dia Nacional da Visibilidade Trans é um pedido de direito à vida.


“As situações de vida dessas pessoas ainda são muito precárias. Temos que fazer uma mudança nesse país na sociedade, através da educação, principalmente das escolas públicas, para que possamos inserir a população LGBTI nessa sociedade para que ela se torne inclusiva realmente”.


A escolha do dia 29 de janeiro para celebrar o dia da visibilidade trans celebra a data em que, no ano de 2004, mulheres transexuais, homens trans e travestis foram a Brasília lançar a campanha “Travesti e Respeito” para mostrar a relevância das ações no Congresso Nacional. Esse foi o primeiro ato nacional organizado pelas próprias trans no país.

Últimas notícias
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo