Câmara Municipal do RJ aprova benefício de renda básica para informais e autônomos

Renda básica

Publicado em 15/04/2020 - 17:03 Por Carol Barreto - Rio de Janeiro

Em tempos de pandemia, muita gente ficou com a renda comprometida, principalmente os trabalhadores informais e autônomos. Estes, isolados em quarentena, têm visto seus rendimentos minguarem a cada dia.

 

Na linha do que já havia sido feito pelo Congresso Nacional, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta terça-feira (14), um projeto de lei que estabelece o pagamento, pela prefeitura, de uma renda básica a trabalhadores informais, autônomos e MEIs (microempreendedores individuais).

 

As famílias de menor renda terão prioridade no recebimento do benefício. Autor do projeto de lei, o vereador Tarcísio Motta, do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), explica a importância de sua aprovação.

 

O benefício do município se soma ao oferecido pelo governo federal, de R$ 600, podendo chegar em R$ 1045. A bancada do PSOL carioca propõe que essa renda básica municipal complemente a aprovada pelo governo federal, de modo a perfazer o valor de um salário mínimo.

 

Caberá ao prefeito Marcelo Crivella sancionar e regulamentar a lei aprovada, definindo qual será o valor final da Renda Básica Carioca.

Últimas notícias
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo
Educação

Enem 2022 vai ocorrer dias 13 e 20 de novembro

As provas do Enem 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

A declaração do ministro foi feita durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais.

Baixar arquivo
Esportes

Desafio do técnico do Corinthians é armar meio-campo

Sylvinho descarta Paulinho como 1º volante e vê pressão como natural. Técnico do Corinthians crê que protagonistas do time podem atuar juntos.

Baixar arquivo
Política

Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país.

Baixar arquivo
Geral

Covid: Na Bahia servidores são afastados por não comprovarem vacinação

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial as portarias que orientam o afastamento temporário de 283 servidores de 13 órgãos e secretarias do estado, por não comprovarem a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo