Liminar proíbe fechamento de unidade de atendimento a moradores de rua em São Paulo

São Paulo

Publicado em 09/04/2020 - 13:52 Por Nelson Lin - São Paulo

Noticiamos nessa quarta-feira (8) o fechamento da unidade de atendimento da Prefeitura para moradores de rua e dependentes químicos no bairro da Luz, centro de Sâo Paulo.

 

Mas no fim da tarde dessa quarta-feira, a  Justiça de São Paulo acatou o pedido da defensoria pública, que havia entrado com uma ação civil pública, e proibiu o fechamento através de uma decisão liminar.

 

No texto da decisão, a juíza Celina Toyoshima afirma que o ATENDE II é o único estabelecimento da região que atende uma população mais vulnerável e que se tivesse sido fechada, como foi o caso, que as atividades fossem retomadas.

 

Além da Defensoria Pública, o Ministério Público de São Paulo também se manifestou de forma contrária ao fechamento desta unidade.

 

A  prefeitura organizou a saída das pessoas que estavam no Atende II até uma nova unidade a 2 quilômetros dali, no Glicério, com a presença da guarda civil metropolitana e assistentes sociais.

 

No entanto, a ação causou a dispersão dos moradores de rua e dependentes químicos da região, conforme testemunhou o diretor de teatro Paulo Faria, que faz uma campanha de cestas básicas para ajudar os moradores da região.

 

Em nota, a prefeitura de São Paulo afirmou que irá recorrer da decisão liminar, e diz também que o novo equipamento no Glicério atende a todos os requisitos de Direitos Humanos e oferece o melhor atendimento e acolhimento no tratamento de saúde de usuários de drogas.

 

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo