Liminar proíbe fechamento de unidade de atendimento a moradores de rua em São Paulo

São Paulo

Publicado em 09/04/2020 - 13:52 Por Nelson Lin - São Paulo

Noticiamos nessa quarta-feira (8) o fechamento da unidade de atendimento da Prefeitura para moradores de rua e dependentes químicos no bairro da Luz, centro de Sâo Paulo.

 

Mas no fim da tarde dessa quarta-feira, a  Justiça de São Paulo acatou o pedido da defensoria pública, que havia entrado com uma ação civil pública, e proibiu o fechamento através de uma decisão liminar.

 

No texto da decisão, a juíza Celina Toyoshima afirma que o ATENDE II é o único estabelecimento da região que atende uma população mais vulnerável e que se tivesse sido fechada, como foi o caso, que as atividades fossem retomadas.

 

Além da Defensoria Pública, o Ministério Público de São Paulo também se manifestou de forma contrária ao fechamento desta unidade.

 

A  prefeitura organizou a saída das pessoas que estavam no Atende II até uma nova unidade a 2 quilômetros dali, no Glicério, com a presença da guarda civil metropolitana e assistentes sociais.

 

No entanto, a ação causou a dispersão dos moradores de rua e dependentes químicos da região, conforme testemunhou o diretor de teatro Paulo Faria, que faz uma campanha de cestas básicas para ajudar os moradores da região.

 

Em nota, a prefeitura de São Paulo afirmou que irá recorrer da decisão liminar, e diz também que o novo equipamento no Glicério atende a todos os requisitos de Direitos Humanos e oferece o melhor atendimento e acolhimento no tratamento de saúde de usuários de drogas.

 

Últimas notícias
Saúde

Casos de dengue, chikungunya e zika cresceram este ano no país

O aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e da chikungunya.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisadora explica que calor extremo pode estressar o organismo

O aumento excessivo das temperaturas é preocupante para toda a população, principalmente para idosos e crianças, que são mais vulneráveis

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo