Agentes penitenciários denunciam transferência de presos sem cuidados sanitários em SP

Sistema prisional de SP

Publicado em 22/06/2020 - 15:50 Por Nelson Lin - São Paulo

Desde o dia 15 de Junho, mais de 6,5 mil detentos estão sendo transferidos do regime fechado para o semiaberto, mas o Sindicato dos Funcionários Penitenciários do Estado de São Paulo, Sifuspesp, denuncia que essa transferência está sendo feita de forma imprópria e que pode agravar a contaminação de detentos e funcionários por Covid-19.


De acordo com o sindicato, a transferência está ocorrendo com os presos sem máscaras, como é o caso do Centro de Progressão de Pena em Tremembé, a 145 km da capital.


O grande problema apontado pelos funcionários penitenciários é que a transferência dos mais de 6 mil presos excede muito a capacidade do sistema. No centro de Pacaembu, por exemplo, a capacidade é para 686 presos, mas já há 1.139 pessoas, e a previsão é de chegada de mais 574.


Para Fábio Jabá, presidente do sindicato, a superlotação é crônica em todas as unidades prisionais desde os anos 2000. Ele denuncia o desmonte e o descaso do governo com o sistema prisional exemplificado pelo fato que, desde a sua posse, o governador João Dória não fez a convocação de funcionários concursados.


Cabe lembrar que, no último dia 11, a Justiça concedeu liminar favorável ao sindicato determinando que a Secretaria de Administração Penitenciária tomasse medidas de proteção aos trabalhadores e aos detentos, além de realizar testagem em massa. Na época, a secretaria afirmou que os testes iriam começar na penitenciária de Sorocaba.


Mas procurada novamente pela reportagem sobre os questionamentos mais recentes, a pasta não retornou o contato.


Segundo apuração do sindicato, atualmente há 258 trabalhadores infectados e 17 mortes. Entre a população carcerária, são 256 casos confirmados, 14 mortes e 80 casos suspeitos, conforme mapeamento do Departamento Penitenciário Nacional.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo