Convênio concede auxílio financeiro a travestis e mulheres transexuais no Rio
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Nudiversis (Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos), firmou um convênio que possibilita o auxílio financeiro a travestis e mulheres transexuais em situação de vulnerabilidade durante a pandemia da Covid-19. A iniciativa consiste na distribuição de 150 bolsas, a título de auxílio emergencial, de R$ 200 a travestis e mulheres transexuais, durante três meses. Coordenadora do Nudiversis, a defensora pública Letícia Furtado afirma a importância da iniciativa.
"Esse projeto vai ajudar bastante essas pessoas transexuais e travestis a enfrentar esse período difícil de pandemia que está potencializando extremamente as dificuldades que elas já enfrentam no dia a dia. Na verdade, não tem nenhuma novidade no que elas estão passando, os problemas estruturantes que elas já vivem, que é a falta de acesso a vários serviços e que agora estão potencializados por conta de uma pandemia", explica.
Letícia afirma que se trata de iniciativa inovadora.
"É um projeto muito inovador. A gente não tem notícia de existir outra inciativa dessa no país que não seja como benefício emergencial pago pela União e que de fato seja eficaz e que envolve quatro instituições. E está tendo uma resposta excelente: são 150 pessoas contempladas. O número de inscrição foi enorme, muitas não foram contempladas", comenta.
O benefício será pago pelo ISER (Instituto de Estudos da Religião), com valores repassados integralmente pelo Instituto Unibanco, às pessoas indicadas pelo Nudiversis e pela Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais).
![Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo Trabalhadores da construção civil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joel Rodrigues/Agência Brasíli Brasília (DF), 02.05.2024 - Os candidatos do Distrito Federal que farão o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) estão aproveitando os últimos dias para revisar o conteúdo. Cerca de 160 pessoas acompanharam o último aulão preparatório promovido pela Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![ElasticComputeFarm/Pixabay Biblioteca, Livros, Estantes de livros. Foto: ElasticComputeFarm/PixaBay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Polícia Federal Brasília/DF - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (8/2) a Operação Tempus Veritatis para apurar organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. Foto: Polícia Federal](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF) 11/02/2025 – Entrada principal do encontro dos novos prefeitos e prefeitas, no centro de convenções Ulisses Guimarães.
Governo federal fortalecendo os municípios.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Bruno Kelly/Direitos Reservados Comunidade Yanomami em Roraima](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)