Disque 100: Rio de Janeiro lidera denúncias de violência contra idosos na região Sudeste
O Rio de Janeiro está no topo do ranking das denúncias de violações cometidas contra idosos em número de casos por habitantes na região Sudeste. É isso que revela o levantamento mais recente do Disque 100, divulgado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
O relatório aponta que somente no ano passado, o estado teve índice de 35 denúncias por 100 mil habitantes.
No total, foram mais de 6 mil casos registrados em todo o estado, que tem a população estimada em 17,2 milhões de habitantes, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No Sudeste, atrás do Rio de Janeiro vem Minas Gerais, que teve o equivalente a 34,8 denúncias a cada 100 mil habitantes, com o total de mais de 7 mil casos.
De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o cálculo baseado no critério por 100 mil habitantes pretende obter indicadores que permitam comparar diferentes localidades, independentemente do tamanho da população.
Além do Disque 100, também estão disponíveis o aplicativo Direitos Humanos Brasil e o site da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos para denúncias de violência contra idosos. Os canais são gratuitos e funcionam 24 horas por dia, inclusive em feriados e fins de semana.
![Diogo Zacarias/MF Washington (EUA), 22/10/2024 - Ministro da Fazendo Fernando Haddad fala com jornalistas. Foto: Diogo Zacarias/MF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 26/10/2023, Prédio do Banco Central em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal Jr/Agência Brasi No Ceasa-DF, movimentação de descarga de hortifruti.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 23/01/2025 - Telefone celular com ligações de spam ou fraude. As prestadoras de telefonia móvel e fixa terão que enviar mensalmente à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) os relatórios referentes a chamadas recebidas, incluindo aquelas com indícios de alteração indevida de código de acesso (spoofing) nos números de telefones. Esta técnica é usada por criminosos para falsificar o número de telefone de uma ligação.. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Kevin Lamarque/Proibida reprodução U.S. President Donald Trump holds a signed executive order on cryptocurrencies, in the Oval Office of the White House, in Washington, U.S., January 23, 2025. Reuters/Kevin Lamarque/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)