Moradores de rua idosos de SP começam a ocupar primeiras vagas em hotéis no Centro

Centro de São Paulo

Publicado em 08/07/2020 - 22:31 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Mais de dois meses depois de sancionada a lei que autorizou o abrigo de idosos em situação de rua em hotéis, a prefeitura de São Paulo anunciou as primeiras 100 vagas no centro da cidade.

 

A lei só saiu do papel depois que pessoas sem teto montaram um acampamento em frente ao prédio da prefeitura, no Viaduto do Chá, na noite dessa terça-feira (7).

 

O ato foi organizado pelo Movimento Estadual da População em Situação de Rua e pelo Movimento Nacional da População de Rua.

 

As primeiras 50 vagas já estão disponíveis a partir desta quarta (8) no Hotel Windsor. Na sexta-feira, outras 50 vagas estarão disponíveis no Hotel Rivolli.

 

As vagas vão ser destinadas a pessoas com mais de 60 anos por um período de três meses. Segundo a secretária de Assistência Social do município, Berenice Gianella, as vagas vão ser destinadas a idosos que já estavam nos centros de acolhida da prefeitura.

 

Segundo o contrato firmado com a prefeitura os hotéis precisam oferecer alimentação, serviços de limpeza e de manutenção. Cada diária vai custar R$ 80 por pessoa.

 

Segundo o último censo feito pela prefeitura, São Paulo tem cerca de 24 mil pessoas vivendo em situação de rua. Um número mais de 50% maior do que há quatro anos.

 

A abertura de vagas nos hotéis foi anunciada como medida para conter a propagação do novo coronavírus entre as pessoas em situação de rua.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo